DPP OU (Team Building + Alguns Conceitos)

Nesta seção você aprende e melhora seus conhecimentos e habilidades em jogo competitivo com artigos escritos por alguns dos melhores jogadores de Pokémon do forum. Venha adquirir a tecnica dos campeões!

DPP OU (Team Building + Alguns Conceitos)

Mensagempor radiolove » 19 Fevereiro, 2009 19:31

Atenção: esse guia é voltado para batalhas Overused e apesar de a grande maioria dos conceitos poderem ser usadis em qualquer tipo de metagame, todas as referências, alusões e exemplos específicos serão baseados nos pokemons mais usados.

Começando...

Obviamente nenhum time começa do nada, é preciso ter uma idéia inicial na hora de montá-lo. O ideal é estabelecer uma estratégia antes e depois selecionar seis monstrinhos que lhe permitam executá-la. Você pode querer fazer um time totalmente ofensivo baseado em Hit and Run, com grande sinergia e pressionando sempre seu adversário, um time stall minando aos poucos os pokemons do outro jogador com entry hazards, um time mais equilibrado buscando abrir buracos na defesa do outro antes de sweepa-lo com um de seus pokes voltados ao ataque, pode baseá-lo em torno de um/dois pokemons que queira usar achando os parceiros ideais para o sucesso deles, pode se basear numa estratégia mais específica como Weather Teams (times baseados em mudanças de efeito climático), Baton Chains, Dual Screen + Set Up entre outras. Utilizar mais de uma estratégia pode parecer sagaz, mas geralmente isso acaba dividindo os pokemons e você não conseguira por nenhuma delas em ação já que se exige um alto nível de especialização de cada membro do time dada a velocidade dessa geração.

Uma vez estabelecida tal estratégia o próximo passo é ir escolhendo seis pokes para executá-la da melhor maneira possível. Se for preparar o campo para um sweeper lento, utilizar Thunder Wave em vários membros da equipe é uma boa opção, se for utilizar um time baseado na chuva ou em Trick Room, ter pelo menos três Rain Dancers/Trick Roomer incluindo o Starter não é opção, é obrigação. Se for prender algum pokemon chave com Magnezone ou Dugtrio ter uma isca com U-Turn não é má idéia. Se for usar um time ofensivo ter pelo menos duas resistências para cada tipo de ataque mais usados e pokemons que cubram um a fraqueza do outro vai aumentar suas chances de vitória e assim por diante. Para mais dicas de como usar times específicos leia os outros artigos nessa seção.

Sempre vale lembrar que um time bom tem ferramentas para lidar com o maior número possível de estratégias e pokes utilizadas por outros treinadores (mais a frente uma lista dessas estratégias e pokemons será dada). Vale lembrar que tais ferramentas não são a certeza de “counterar” tudo uma vez que existe predição e trocas, alem de estratégias que são impossíveis de serem detidas 100% das vezes (Tyranitar Bander, por exemplo, consegue dar 2HKO no jogo inteiro). Outra coisa importante é saber que não existe time invencível e se um Empoleon bem jogado pode acabar com você (como vai acontecer no time exemplo que eu darei futuramente), às vezes vale a pena não muda o time e continuar perdendo para Empoleon que mudar sua estrutura completamente, fazendo com que fique mais difícil de realizar sua estratégia inicial e conseqüentemente ele funcione pior só por causa de um monstrinho que nem é tão usado assim (agora, se um dos pokes mais usados conseguir derrubar seu time sem muito esforço e não for possível concertar isso com alguns poucos ajustes, é melhor jogar a equipe fora e começar outra).

Não precisa nem falar que por melhor que esteja no papel o único jeito de ver se seu time realmente está bom e de ver as falhas para aprimorá-lo é jogar o máximo possível com ele.

Visão do Metagame e Algumas Dicas na Hora de Escolher os Movesets.

Com certeza você já ouviu que o metagame nunca esteve tão rápido e isso é verdade, basta vermos o número de turnos que os jogos levam em média para terminar que confirmaremos tal sentença. Novos moves como Stealth Rock, Toxic Spikes, Draco Meteor, High Priority Moves, itens como Choice Specs, Choice Scarf, Life Orb e novos pokemons como Heatran, Lucario, Infernape e Azelf e a separação de ataques especiais e fisicos contribuíram para isso. O nível de força subiu muito dessa geração comparando-se com as passadas, dessa forma a técnica de pivoting e as predições (que serão melhores explicadas mais tarde) nunca foram tão necessárias para o sucesso, a habilidade de fazer o time e saber usá-lo faz mais diferença que antes e dificilmente estaremos muito tempo em zonas de conforto durante as batalhas.

A maneira como você conduzira o jogo também mudara bastante o resultado dele, o primeiro passo é conseguirmos coletar o maior número de informações do time do adversário nos arriscando e dando conhecimento para ele o mínimo possível. Como reage a certos pokes nossos? Quais são sua estratégia e estilo de jogo? O Scizor dele é dancer ou bander? Uma vez que consigamos tais informações podemos traçar um plano de batalha e pôr nossa própria estratégia para funcionar da melhor maneira possível, Se eu tiver um Azelf como Cleaner no late-game só irei revelá-lo quando o time do oponente estiver enfraquecido o bastante para eu conseguir um Sweep evitando entregar minha tática antes que o adversário se prepare, por exemplo. Se eu vir que meu oponente joga com um time baseado em Double Screen + Set Up vou tentar sempre deixar em campo aqueles pokemons que batem mais forte, exploders ou phazers para acabar com os planos dele. Se ele tiver um pokemon que me dá problemas vou me preparar para derrubá-lo o mais cedo possível e assim por diante.

Na hora de escolher o moveset dos pokemons vale o que já foi dito antes: pense no papel dele para o time e como ele pode exercer tal função. Se for usar um Revenge Killer, por exemplo, use uma boa variedade de golpes para acertar SE ou pelo menos neutro com STAB a maioria dos pokes, EVs, Moves e Itens que o permitam bater rápido e forte como Choice Scarf, Ice Shard, Bulle Punch, e Life Orb, por exemplo. Se ele der um suporte para o resto do time com moves como Reflect, Rain Dance, Status, Encore Sunny Day, etc, o ideal é focar bastante nas defesas para ele poder fazer isso o maior número de vezes possível. Caso surja alguma duvida com relação a m7s de uma passadinha na pokedex do smogon ou na seção de análises da liga joseense.

Lembre-se que é impossível ter checks para todos pokemons do jogo então centre seus esforços nas ameaças mais usadas e em fazer com que nada atrapalhe sua estratégia geral.

O Lead

Uma vez escolhidos todos pokemons e movesets ou pelo menos cinco deles chega a hora de decidir o lead. A maioria dos leads ou é usada para dar suporte desde o começo do jogo para o seu time, para começar batendo forte te dando uma vantagem desde o começo do jogo, para logo desabilitar um poke do adversário com Sleep ou ainda para counterar a maioria dos leads comuns.

Caso faça um time baseado em alguma estratégia mais específica tal qual Double Screen + Set Up, Weather Abuse ou Baton Chain, 90% das vezes o melhor é começar com um lead que já te de o suporte necessário para por em pratica esta tática (Bronzong com Damp Rock e Rain Dance num time baseado em chuva, Zapdos com Agility + Baton Pass numa Chain ou TTar com seu Sandstream num time de Sandsotrm, por exemplo).

Se seu time não for baseado em estratégias como as citadas acima você pode usar qualquer um dos tipos de lead. Se tiver um Stealth Rocker (e eu recomendo seriamente ter um já que esse move te garante entre 50~300% de damage por batalha em troca de um turno gastado, além de ser ótimo apoio para qualquer tipo de time transformando 3HKOs em 2HKOs, 2HKOs em 1HKOs, castigando severamente adversários que trocam bastante e dando uma força imensa contra vários pokes como Yanmega, Mence e Zapdos), Spiker ou Toxic Spiker não é má idéia começar com ele, causando dano residual desde o inicio da batalha, a não ser que ele tenha desvantagem contra a maioria dos leads mais usados (Azelf, Metagross, Bronzong, Infernape, Uxie, Aerodactyl, Tyranitar, etc)

Prova de que é sempre bom começar utilizando moves como SR ou os Spikes são os Suicide Leads (Azelf, Infernape, Aero), pokemons com o único intuito de impedir o adversário de colocar seus entry hazards no campo com Taunt, colocar os dele e causar o maior dano possível (que será quase nada uma vez que esses pokemons geralmente são frágeis e já estarão mortos depois de usar Taunt e SR) antes de morrer. Isso aqui é uma opinião pessoal e não é consenso, mas é idiota desperdiçar um slot no time só para fazer isso, caso você ache tão importante assim por SR desde o inicio da luta e seu SRer nao seja um bom lead pelos motivo citado no final do parágrafo acima a solução é simples: use um lead que sirva de isca para outros que seu SRer countere. Tente usar um SRer que nao sirva de isca ou check para pokemons que te deêm trabalho já que sempre perderá um turno usando SR com ele.

Fora os usuários de entry hazards e os pokemons de suporte, sobram os anti-leads, os sleepers e aqueles que causam dano imediato. Exemplos de Anti-Lead são Swampert, Metagross, Heatran, Choice Scarf Zapdos e Tyranitar, os três primeiros com a vantagem de aprenderem Stealth Rock. Leads que causam dano imediato podem ser qualquer sweeper forte tentando desde o inicio da batalha abrir brechas na defesa adversária, enquanto Sleep Leads poe logo um poke para durmir (Choice Scarf Loom, Roserade, Hypnosis Bronzong, etc).

Check List

Vale lembrar que caso vossa pessoa esteja usando um time com uma temporização (ver a ultima seção do artigo) bastante rápida (Double Screen + Set Up ou Sunny Day Teams, por exemplo), você não precisa ter a maioria desses checks, só tenha certeza de que nada do que foi listado aqui consiga parar sua estratégia antes de ser posta em prática. Quanto mais ofensivo o time for, menor será sua capacidade de parar pokemon x ou y varias vezes, depois de muitas trocas e turnos, então se recomenda o uso de pelo menos um Revenge Killer para o maior número de threats possível e uma boa sinergia entre os tipos para conseguir trocar o maior número de vezes levando pouco dano já que suas defesas não são tão boas.

Outra coisa: é impossível (ou não) fazer um time que pare todas essas estratégias e pokes, o ideal é conseguir parar o maior número de combinações possíveis. E parar nem sempre significa ter um "counter perfeito", muitas vezes teremos apenas um Revenge Killer ou Check (algo que consegue pará-la ou colocá-la em xeque uma ou duas vezes mas que não é tão seguro como um counter) para essas estratégias. Ficar de olho no metagame para saber quais são os pokemons e estratégias mais usadas e priorizá-los na hora de montar seu time é uma boa idéia.

Estratégias:

Estratégia: Choice Item Abusers.
Como parar: Predição + um time com bom type coverage ou duas esponjas (uma física e uma especial) que geralmente conseguem levar a maioria dos hits. Lembre-se que uma vez revelado o golpe escolhido fica fácil por em campo aquele seu supporter, set upper ou sweeper mais frágil.

Estratégia: Entry Hazards
Como parar: Usar Rapid Spinners que possam machucar fantasmas, ter um time com uma temporização BASTANTE rápida ou tendo poucos membros afetados por tais Hazards (pokemons voadores/com levitate não são afetados por Spikes ou Toxic Spikes enquanto metálicos alem de não serem envenenados recebem pouco dano de SR). Uma boa idéia é tentar fazer com que o adversário use o menos possível tais moves sempre colocando em xeque os usuários deles.

Estratégia: Combinação de Walls
Como parar: Mixed Sweepers são a melhor maneira, além disso, Pursuiters como Tyranitar ou Weavile podem derrubar certas Walls especificas como Celebi ou Cresselia ou ainda pokes enfraquecidos. Magnezone e Dugtrio conseguem prender e derrubar algumas como Shed Shelless Skarm e Forry (Maggy), Blissey/varias walls enfraquecidas/dormindo (Dug). Trickers, Exploders e Taunters também são uma boa aposta.

Estratégia: Trick Choice
Como parar: Ter um pokemon com o mesmo Choice Item ajuda bastante, fora isso você pode ter alguns monstrinhos que não ficam tão mal com tais itens, trocar a Susha Berry do seu Heatran Starter por um Choice Scarfer uma vez que ele já usou SR não me parece ser tão ruim assim. Isso pode parecer idiota, mas ter outro pokemon com Trick só para pegar Trick Scarfers funciona bem em times stall que geralmente não tem nenhum poke mais ofensivo para receber um Choice Item. Além de ser imprevisível, faz o feitiço virar contra o feiticeiro, é tão lindo quando nego joga sua wall para ver o que o Choice Scarf Celebi vai fazer sem imaginar que o que vai acontecer.

Estratégia: Weather Teams
Como parar: Times baseados em Sandstorm não mudam muito o seu jeito de jogar com a exceção do boost na SDef de pokemons pedra (mesmo assim, a maneira de como countera-los geralmente é a mesma), o mesmo se aplica com times baseados em Hail (só tenha certeza de ter alguma arma contra Wallrein). Contra Rain Dance fica mesmo mais difícil derrubar certos pokes.Ter um weather changer é uma boa idéia, um BOM counter para Kingdra, Ludicolo, Kabutops e Qwilfish (Empoleon, Suicune, Blissey, Celebi ou Vaporeon bem jogados costumam dar conta do recado) também se faz necessário já que esses monstrinhos são monstruosos debaixo da chuva, os outros pokes apesar do boost em velocidade e nos seus moves de água não são tanta ameaça assim. Contra Sunny Day mesma coisa, as maiores ameaças são Heatran, Infernape, Eggy e Tangrowth (outro Heatran, Mence e Tyranitar costumam funcionar).

Estratégia: Double Screener
Como parar: Brick Break manda as paredes para o espaço. Como geralmente tal estratégia é usada junto com um Set Uppers (Gliscor passer é o mais comum) colocar um Exploder/Taunter/algo que bata MUITO forte logo que vir o Double Screener pode te salvar de um Sweep.

Estratégia: Baton Chain
Como parar: Derrubar a Chain antes que aumente suas defesas é o melhor método, moves de prioridade alta ajudam bastante negando os boosts de velocidade, Taunters, Hazer, Perish Songer, Encorers, Trickers, Exploders e Phazers costumam funcionar também

Estratégia: Times totalmente ofensivos
Como parar: Conseguir counterar todos os pokemons adversários, ter uma equipe cuja estratégia possa ser posta em prática apesar da pressão desse tipo de time. Lembre-se que times ofensivos tendem a ter dificuldades para bater Agility Abusers como Gross ou Empoleon, Stockpile Hippowdon com Entry Hazards Support, Status e pokemons elétricos em geral.

Estratégia: Stall Teams
Como parar: Valem as estratégias listadas contra Entry Hazards e Walls, lembrando que esses times geralmente tem uma senhora dor de cabeça contra Trick Choice, Lucarios, Infernapes, Mix Mence, Pursuiters, Double Screen + Set Up.

Estratégia: Trappers e Pseudo Trappers
Como parar: O ideal é prever a entrada de um e trocar antes disso, golpes como U-Turn e Baton Pass em pokes que são visados por essa estratégia (Scizor que morre para Maggie ou Rotom que morre para TTar/Scizor são exemplos) também é uma ótima opção.

Estratégia: Status Spreaders
Como parar: ter pokes que não ligam paraos 4 status (Sleep, Paralyze, Toxic Burn) principais, um status absorver (um poce com Guts ou Restalk) ou um Cleric.

Estratégia: Explosion Abusers
Como parar: prever o turno no qual isso acontecer e mandar um poce fantasma/algo que não vai te fazer tanta falta no resto da batalha/um poke pedra ou metálico com muito defesa/usar substitute ou protect caso você tenha.

Pokemons:

Aqui estão listados todos pokemons mais usados na hora em que o artigo foi escrito. Além de counterá-los você pode usar essa lista como sugestão na hora de escolher algum set ou monstrinho para fazer certo papel na sua equipe.

Aerodactyl: geralmente usado de Suicide Lead, dificilmente será muito problema
Counters: Metagross e Scizor com Bullet Punch, Hippondow, Swampert, Gliscor, Machamp, Bronzong, etc

Alakazam: ou usado como trick + choice item ou double screener
Counters: Scizor, Blissey, Heatran, Metagross, Jirachi, Togekiss, etc

Azelf: ou Suicide Lead ou late-game Sweeper
Counters: Uxie, TTar, Bliss, Cresselia, Houndoom, Heatran, Spiritbomb, etc

Blissey: geralmente usada como Cleric ou Wisher
Counters: praticamente qualquer coisa com Recovery Move pode Stalla-la, Qualquer Choice Bander, Pokemon lutador ou Set Upper também funcionam. Bliss também não gosta muito de Toxic

Breloom: ou usado com Choice Scarf ou com Sub + Spore
Counters: primeiro você precisara de algo para receber o spore (Hypno ou Restalk Cross, Gya ou Cresselia derrubam ele sem precisar de um segundo poce, por exemplo) e depois um segundo poce para derrubá-lo, Celebi, Zapdos, Gliscor, U-Turn Scizor são opções.

Bronzong: Gearalmente usado com SR support, pode ter Trick Choice ou Hypnosis
Counters: Rotom, Magnezone, Suicune, Vaporeon, Gyarados, qualquer coisa que tenha Recovery Move e stay power médio, etc

Celebi: usado como supporter, com SR, Thunder Wave, Leech Seed e Trick, Choice Scarfer ou Sweeper com LO
Counters: Scizor, Skarm, Weavile, TTar, Heatran, Infernape, Mence, Azelf, etc

Cresselia: usada como supporter com Reflect e TW, Trick Scarfer, Flame Orb + Trick e Psycho Shift ou Restalker
Counters: Celebi, TTar, Scizor, Cross, Weavile, Houndoom, Gross, qualquer Toxicer com um mínimo de Stay Power, etc

Donphan e Hippondow: utilizados com SR, Rawr. O Donphan pode carregar Rapid Spin e Ice Shard enquanto o hipopótamo pode ser Shuffler com Stockpile
Counters: Bulky Waters, Celebi, Toxic Cresselia, Tauntarados, Roserade, Toxic Skarm, etc

Dragonite e Salamence: usados como Mixed Sweepers, Dragon Dancers, com Choice Itens e o Draco ainda pode ser supporter com Double Screen, Heal Bell, Thunder Wave e Haze.
Counters: A pior parte é descobrir o set deles sem perder nada. Bulky Waters com Ice Beam, Bullet Punchs de Scizor e Gross e Ice Shards, Bronzong, Cresselia funcionam bem.

Dugtrio: usado como Revenge Killer e Trapper com LO, Choice Band ou Scarf
Counters: o mundo inteiro. Se ele estiver lockado em algum golpe que não bata SE em seu Pursuiter essa é uma boa maneira de se livrar dele de uma vez.

Dusknoir: usado com WoW e Pain Split, Restalk ou SubPunch
Counters: intoxicar ou queima-lo destroe-o completamente, fora isso Heatran, Pursuiters, Infernape, Houndoom e qualquer coisa com recovery move e stay power médio dão conta do recado

Electivire: pode ser usado como Mixed ou Choicer mas geralmente é um sweeper físico com LO ou Expert Belt
Counters: Flygon, Swampert, Rhyperior, Cresselia, Dugtrio, Hippowdon, Rotoms com WoW, Tangrowtth, etc

Empoleon: usado geralmente com Agility e ataques especiais, tambem pode ser atacante físico com SD + Aqua Jet
Counters: Mexicolo, Blissey, Snorlax, Regice, Vaporeon costumam parar os sets especiais enquanto Suicune, Skarmory, Bronzong, Cresselia, Zapdos, Rotoms e Gyarados param as variações físicas.

Flygon: geralmente usado com Choice Scarf de Revenge Killer ou Choice Band, também pode ser visto com Life Orb, todos os sets físicos com a exceção de Fire Blast
Counters: Se for Choice, predição, se não, Bulky Waters, Hippondow, Gliscor, Gyarados, Bronzong, HP Ice Zapdos, etc

Forretress e Skarmory: usados como supporters com Spikes, SR e Toxic Spikes (esse último só o Forry aprende)
Counters: qualquer coisa com um ataque especial decente e um move SE deve derrubá-los em 1 ou 2 hits

Gengar: usado com LO, Choice Specs ou Scarf + Trick
Counters: Blissey, Togekiss, Scizor, Spiritbomb, Metagross, Jirachi, Bronzong, Tyranitar se ele nao tiver Focus Blast, etc

Gliscor: usado como SR support, Baton Passer ou SDancer
Counters: Bulky Waters, Gyarados, HP Ice Zapdos, Rotom Geladeira ou Lavadeira, Starmie, etc

Gyarados: usado como DD, pode ser totalmente ofensivo com LO, balanceado ou defensivo com Restalk
Counters: Starmie, Rotom, Zapdos, Celebi, Cresselia, Jolteon, Skarm, Tangrowth, Porygon2

Heatran; Usado com Choice Item, SR Support ou Toxic + Substitute, ainda aprende Explosion e pode carregar LO
Counters: Bulky Waters, Salamence, Blissey, Starmie, outros Heatrans, Houndoom, Ludicolo, Kingdra, etc

Heracross: usado com Choice Item ou Restalk
Counters: contra os Choicers, predição, contra o Restalker, Zapdos, Gya, Mence, Gliscor, Weezing, Skarm, etc

Infernape: Geralmente usado como Mixed Atacker, com ou sem Nasty Plot, também pode ser usado como Suicide Lead, Swords Dancer ou com Choice Items
Counters: Depende MUITO do set: o mais comum que é o Mixed pode ser parado por Gyarados, Mence, Cune, Vappy, Tentacruel, Starmie, etc

Jirachi: usado como Choice Item, Sub CM, Wisher ou Paraflinch Abuser com Body Slam + Iron Head
Counters: Swampert, Suicune, Metagross, Bronzong, Heatran, Magnezone

Jolteon: usado como subpasser, LOrber ou com choice specs
Counters: TTar, outros Joltens, Gliscor, Rhyperior, Swampert (dependendo do Hidden Power), Blissey, Electivire, Choice Scarf Gon, etc...

Kingdra: usada como Rain Abuser, Specs ou DDancer
Counters: Swampert, Milotic, Vaporeon, Suicune, Celebi, Tangrowth e Empoleon. Fora o Empoleon todos temem um ataque dragrão, mas ai é só predicar e mandar seu poke metálico para assumir o controle.

Latias: usada como late game cleaner com Calm Mind, Early/Mid Game poke como Psycho Shift ou ainda com Choice Item ou Wish
Counters: Jirachi, Metagross, Scizor, Tyranitar, Blissey, etc

Lucario: usado com Choice Specs ou SD
Counters: Zapdos, Gliscor, Gyarados, Rotoms, Cresselia, Magnezone, Celebi, etc

Machamp: usado como Restalker, Bulk Up ou com Choice Item
Counters: Celebi, Rotom, Gengar, Spiritbomb, Dusknoir, Cresselia, etc

Magnezone: usado com Magnet Rise ou Choice Scarf
Counters: Swampert, Celebi, Blissey, Jolteon, Electivire, Gliscor, etc

Mamoswine: usado com CB ou LO
Counters: Bronzong, Skarm, RestalkGya, Cresselia, Mesprit, Scizor, etc

Metagross: usado como suicide lead, Choice Bander, ou agility abuser.
Counters: Bulky Waters, Zapdos, Rotom-A, Heatran, Hippowdon, Skarm, Gyarados defensivo, etc

Ninjask: usado como Baton Passer
Counters: qualquer coisa com um minimo de ataque o derruba, o ideal é usar algo como um move de prioridade alta para não deixa-lo passar nem o substitute para o outro poke

Porygon2: usado com Trick Choice ou Thunder Wave + Recover
Counters: Blissey, Metagross, TTar, Scizor, Electivire, Heatran, etc

Porygon-Z: usado com Choice Item ou com NP
Counters: Blissey, Spiritbomb, Registeel, TTar, Scizor, Jirachi Metagross apesar de a maioria lever 2hko depois de NP, mesmo assim nao é das tarefas mais difíceis vingar a morte de um membro do time para ele.

Rhypeior: usado como Bander ou SD.
Counters: Celebi, Bulky Waters, Gliscor, Skarm, Loom, Hypowdon, etc

Roserade: usada com Sleep Powder + Toxic Spikes ou Choice Scarf
Counters: Regice, Bliss, Heatran, Metagross, Bronzong, Jirachi, Celebi, Infernape, etc

Scizor: usado como CBer ou Dancer
Counters: Rotoms, Zapdos, Gyarados, Heatran, Magnezone, Moltres

Snorlax: usado como CBer, Restalker ou Curser
Counters: Machamp, Tyranitar, Galalade, Cross, Metagross, Gengar, Skarm, Leech Seed + Substitute, etc

Spiritbomb: usado com CM + Rest, Restalk ou Pursuit + Sucker Punch, ainda aprende WoW e Hypnosis
Counters: Houndoom, Heatran, Loom, TTar, Weavile, Heracross, etc

Starmie: usada como Rapid Spinner, Choice Specser + Trick ou ainda LO
Counters: Blissey, Snorlax, Regice, Lanturn, Ludicolo, Scizor e TTar com Pursuit, Rotom, Spiritbomb e Dusknoir (no caso de Spin), etc

Suicune: usado com CM, pode ter Rest e ser mais defensivo ou ir par ao ataque com Sub e/ou LO
Counters: Starmie, Electivire, Celebi, Zapdos, Raikou, Vaporeon, Lapras

Swampert: usado com SR support, atacante fisico, mixed ou curse + restalk
Counters: Gyarados, Vappy, Suiciune, Zapdos, Celebi, Tangrowth, Cresselia, etc

Tentacruel: usado com Toxic Spikes
Counters: Metagross, Bronzong, Jirachi, Swampert, Zapdos, Gyarados, Rotoms, Electivire, etc

Togekiss geralmente usada com 4 entre esses 5 moves: NP, TW, Air Slash, Roost, Aura Sphere, também pode ser Mixed Atacker ou NP passer
Counters: Blissey, Cresselia, Zapdos, Jolteon, Electivire, Metagross, TTar, Scizor, etc

Tyranitar: pode ser usado como atacante mixado, CBer, Dancer ou com Cuse + Restalk
Counters: Bronzong, Scizor, Swampert, Rhyperior, Hippondow, Jirachi, Machamp, Haryiam, Breloom, etc

Vaporeon: geralmente usado como Wisher
Counters: Blissey e Cresselia, Celebi, Starmie, Ludicolo, Suicune, Porygon2, etc

Weavile: usado como Dancer ou Bander
Counters: Scizor, Heatran, Machamp, Jirachi, Gross, Bronzong, etc

Yanmega: usado com Protect para aumentar a velocidade ou Choice Specs, também aprende Hypnosis
Counters: Zapdos, Blissey, Heatran, Magnezone, Regice, Scizor, Snorlaxetc

Zapdos: pode ser usado como Shuffler, com Roost e uma distribuição de EVs defensiva ou ainda com Choice Scarf/Specs ou LO.
Counters: Jolteon, Electivire, Blissey, Snorlax, TTar, Flygon, Gliscor, etc.

Alguns Combos Interessantes:

Magnezone + Salamence/Dragonite: não só cada um resiste às fraquezas do outro, como também Maggie tem a capacidade de prender e derrubar pokemons metálicos abrindo assim o caminho para um Sweep dos dragões e seu Outrage.

Salamence/Draco + Jirachi/Metagross/Heatran: Mais um exemplo de pokemons que se cobrem perfeitamente, dessa vez é uma combinação mais ofensiva, mas sem o Maggie para eliminar os metálicos fica mais difícil sweepar com os dragões por isso recomenda-se usá-los com outro set que não os DDancers

Tyranitar + Gyarados: tende problemas em sweepar adversários com seu Gyarados com ele sempre parando contra Rotoms, Celebis, Zapdos, Cresselias e Starmies? Tyranitar estae exatamente para usar Pursuit e levar os principais counters do dragão azul

Heatran + Pursuiter/Dugtrio + Special Sweeper: Heatran com Sub + Toxic não só atrai Blisseys como também as intoxica levando-as a um difícil dilema na frente deum Pursuiter: ou elas trocam e levam dano dobrado ou ficam e vêem o Toxic acabar com elas aos poucos. Dugtrio pode funcionar também no lugar de Heatran + Pursuit. Uma vez que a Blissey foi derrubada, seu atacante especial (que pode ser o próprio Heatran terá uma vida muito mais fácil)

Empoleon + Gliscor: Ótima combinação de Walls, que juntos resistem a todos os tipos menos fogo e grama (ninguém usa ataques de grama mesmo), uma opção diferente para que não queira usar Blissey + Skarmory/Hippondow

Celebi/Azelf + Magnezone/Dugtrio: quando alguém vê um Celebi ou Azelf o que faz? Joga ou seu Scizor, ou seu Tyranitar ou sua Blissey para combatê-los. U-turn + Magnezone/Dugtrio pode te livrar desses pokemons que impedem seus Celebis e Azelfs de fazerem seu trabalho.

Heatran + Celebi: você nunca imaginou que algum dia algum pokemon poderia cobrir todas as sete fraquezas do nosso pokemon vegetal favorito, bem Heatran não só faz isso como também tem todas suas fraquezas cobertas pelo Celebi.

Gyarados + Electivire/Jolteon: a fraqueza x4 do Gyarados contra ataques elétricos tornam-no um imã para esse tipo de move e nada melhor que dois pokémons que se beneficiam desse tipo de ataque para recebê-los. Graças à suas Traits (Mortor Drive e Volt Absorb) o primeiro pode ganhar um boost na velocidade e o segundo recupera HP quando acertados por aquele Thunderbolt antes direcionado no dragão azul.

Time Exemplo

Estratégia: time bastante ofensivo com vários pokemons Hit and Run e ótima coverage de tipos (os dois únicos tipos para os quais não há mais de um resist são elétrico e pedra), além disso, tem o combo Tyranitar + Gyarados, Heatran + Pursuiter + Atacante especial e Heatran + Celebi, como pode se perceber há muita sinergia aqui e os membros não foram escolhidos ao acaso, de fato eles se ajudam mutuamente.

No Suprises ~ Starmie @ Life Orb
Ability: Natural Cure
EVs: 4 HP/252 Spd/252 SAtk
Timid nature (+Spd, -Atk)
- Ice Beam
- Recover
- Surf
- Thunderbolt

Lead com o objetivo de desde o começo do bater forte e pressionar o adversário, isso sem dizer que ele funciona maravilhosamente bem contra grande parte dos leads mais comuns e atrai pokemons que são counterados pelo Celebi que pode entrar e jogar SR em campo

Karma Police (Jirachi) @ Choice Scarf
Ability: Serene Grace
EVs: 4 HP/252 Atk/252 Spd
Adamant nature (+Atk, -SAtk)
- Trick
- Iron Head
- Fire Punch
- Zen Headbutt

Revenge Killer, Trick + Choice Scarf destroe Stall teams e ele ainda ajuda contra Salamences e Tyranitares que poderiam de outra forma dar muito trabalho a esse time.

Weird Fishes (Gyarados) (M) @ Leftovers
Ability: Intimidate
EVs: 252 HP/114 Def/144 Spd
Impish nature (+Def, -SAtk)
- Sleep Talk
- Waterfall
- Rest
- Dragon Dance

Status Absorber, late game sweeper e counter para vários pokes chave como Scizor, Infernape, Heatran ou Metagross. Também combina muito bem com o Tyranitar que leva seus counters com Pursuit preparando a batalha para um possível Sweep do Gyarados. Com esses EVs ele é mais rápido que qualquer Gengar ou Latias não Scarfer depois de 1 DD.

Million Dollar Question (Tyranitar) (F) @ Choice Band
Ability: Sand Stream
EVs: 252 HP/132 Atk/80 Spd/40 SDef
Adamant nature (+Atk, -SAtk)
- Aqua Tail
- Crunch
- Pursuit
- Stone Edge

Pursuiter, ajuda contra Threads Especiais, e abre o caminho para Gyarados e Starmie fazerem a festa no late game. Os EVs foram feitos para conseguir ter um pouco mais de durabilidade já que é o pokemon mais importante da equipe (e infelizmente o único vulnerável a Toxic Spikes). Com 80 EVs em velocidade ele ultrapassa Skarmory, Breelom e Metagross sem investimento algum.

Subterranean Homesick Alien (Celebi) @ Leftovers
Ability: Natural Cure
EVs: 252 HP/160 Def/40 Spd/56 SDef
Bold nature (+Def, -Atk)
- Recover
- Grass Knot
- Stealth Rock
- Reflect

Stealth Rocker + Suporte com Reflect. Ótimo parceiro para o Heatran e Counter de Rhyperior e Electivire que de outra forma poderiam acabar com o time.

My Iron Lung (Heatran) (F) @ Leftovers
Ability: Flash Fire
EVs: 4 Atk/252 Spd/252 SAtk
Timid nature (+Spd, -Atk)
- Earth Power
- Fire Blast
- Toxic
- Substitute

Adiciona varias resistências ao time, faz combo com Tyranitar e Starmie e com Celebi. É um imã para Suicune, Gyarados, Swampert e Latias acabando com eles com seu Toxic.

Check List do Time

Estratégias:

Choice Item Abusers: Como já dito antes o time tem uma ótima coverage de todos os tipos

Entry Hazards: Só o Tyranitar é mais afetado por Toxic Spikes, além disso 3 pokes tem recovery move para se recuperarem HP causado por dano residual

Combinação de Walls: Pursuit + Trick no Jirachi resolvem o problema
Trick Choice: Jirachi recebe Trick, se ele estiver morto, Starmie ou Heatran não ficam mal com Choice Specs ou Scarf

Weather Teams: Tyranitar é ótimo contra todos os tipos de Weather Teams, Heatran ajuda contra Hail e Sunny, Gya e Celebi contra Rain e Starmie e Jirachi contra Sandstream.

Double Screener + Set Up: Isso pode dar um trabalho mas Starmie tende a derrubar todos Stats Uppers mesmo com as Duas Screens ativadas (ela derruba Gliscor e os DDancers comuns), contra Scizor, Lucario e Kingdra Heatran, Gyarados e Celebi fazem um trabalho mais ou menos

Baton Chain: Starmie Starter é quase garantia de que a Chain não vai começar, Trick no Jirachi ajuda bastante também.

Times totalmente ofensivos: Esse time é bastante ofensivo e tem counters para a maioria dos pokes usados em outros, além disso Starmie da um trabalho do cão para qualquer time que não tenha Blissey ou Snorlax

Stall Teams: Pursuit no TTar + Trick no Jirachi tentando abrir alguma brecha para Gyarados ou Starmie Sweep mais tarde.

Trappers e Pseudo Trappers: Dugtrio não entra contra NADA e só funciona de revenger, Magnezone pode levar o Jirachi por isso é sempre bom tomar cuidado antes de sair usando algum move que não seja Fire Punch. Quanto a Pursuiters, soh o Celebi tem problema com eles e ele tem Reflect

Status Spreaders: Dois pokemons com Natural Cure, 2 que não são afetados por Toxic, 1 com Restalk, outro que não é afetado por Burn (alem de dois outros que não ligam de serem queimados) e um que não liga de ser paralizado.

Explosion Abusers: Isso também pode dar certo trabalho uma vez que nada ai tem Sub ou Protect, Jirachi e Tyranitar podem agüentar um Explosion e Celebi pode ser sacrificado numa medida de desespero já que ele é o que menos adiciona ao time.

Pokemons específicos e a resposta dada para cada um:

Aerodactyl: Jirachi, Celebi

Alakazam: Jirachi, Heatran, TTar

Azelf: Jirachi, TTar

Blissey e Cresselia: Todos os membros do time conseguem no mímino stallea-las.

Breloom: Gyarados recebe o Sleep e Celebi o derruba depois

Bronzong: Celebi Set Uppa em cima dele, Gyarados e Starmie podem fazer algum estrago também, alem de Heatran dar OHKO

Celebi: Heatran, TTar, Jirachi, Starmie

Donphan e Hippondow: Celebi, Starmie

Dragonite e Salamence: Starmie e Jirachi dão Revenge Kill e são counters se estiverem com a vida cheia, mas quem não tem trabalho parando eles?

Dugtrio: ele é mais usado como Revenge Killer que qualquer outra coisa...

Dusknoir: Heatran, TTar

Electivire: Celebi, Starmie e Jirachi dão revenge Kill

Empoleon: Se tiver Agility Celebi e Starmie tem alguma chance, da bastante trabalho. No desespero Jirachi pode dar Choice Scarf para ele

Flygon: geralmente usado como Revenge Killer também, de qualquer jeito Gyarados > ele

Forretress e Skarmory: Starmie, Heatran, Gya, Trick

Gengar: Jirachi, TTar, Heatran, Starmie da revenge Kill qualquer coisa

Gliscor: Starmie, Gyarados

Gyarados: Starmie, Celebi

Heatran: Gyarados, Heatran, TTar, Starmie

Heracross: Gyarados + Revenge Kill do Jirachi

Infernape: Gyarados, Starmie, Jirachi da Revenge Kill

Jirachi: Heatran, se for CMer TTar e Jirachi dão uma força também

Jolteon: Celebi, TTar

Kingdra: Celebi, Jirachi da Revenge Kill

Latias: Jirachi, Starmie da Revenge Kill

Lucario: Gyarados, Jirachi da Revenge Kill

Machamp: Celebi, Gyarados, Starmie

Magnezone: Heatran, TTar, Celebi

Mamoswine: Heatran, Starmie, Jirachi

Metagross: Gyarados, Heatran, se tiver Agility pode causar problemas se o Jirachi ou Starmie não estiverem com a vida cheia, graças a deus ele só entra contra TTar lockado em algo que nao seja Crunch e é pouco usado

Ninjask: Jirachi, Heatran, Gyarados

Porygon2: Jirachi, Heatran, TTar

Porygon-Z: Jirachi e Starmie dão Revenge Kill, TTar e Heatran são boas apostas contra ele

Rhyperior: Starmie, Gyarados, Celebi

Roserade: Gya recebe o Sleep e Heatran, Jirachi ou Starmie a derrubam

Scizor: Gya, Jirachi

Snorlax: Jirachi, TTar

Spiritbomb: TTar, Heatran, Jirachi, Gyarados

Starmie: TTar, Celebi

Suicune: Celebi, Starmie

Swampert: Celebi, Gyarados

Tentacruel: Starmie, Jirachi

Togekiss: TTar, Jirachi, Starmie, Heatran

Tyranitar: Jirachi, Starmie pode dar Revenge Kill

Vaporeon: Starmie, Celebi

Weavile: Jirachi, Heatran, Gyarados

Yanmega: Jirachi Heatran

Zapdos: Tyranitar, Starmie pode dar Revenge Kill

Em vermelho aquilo que mais ameaça a equipe. Como se pode ver esse time é bastante sólido e tem como jogar contra a maioria das estratégias e pokemons empregados no standard play, mudar alguma coisa para conseguir jogar melhor contra Empoleon, Exploders e Metagross provavelmente acabaria com a sinergia tornando o time pior de uma maneira geral.

Predição, Pivoting e Blefe

Conseguir prever o que seu adversário fará e sempre estar um passo na frente dele é a melhor maneira de ganhar uma batalha... Mas como fazer isso?

Em primeiro lugar, você precisa conhecer os movesets (Conjunto de 4 golpes que o pokémon poderá usar em batalha e seu item) mais usados para cada pokémon, isso ajuda e muito. Sabendo as opções que seu adversário tem, fica fácil prever o que ele vai fazer, por exemplo:

Você está com um Salamence na arena e seu oponente troca de poké para Weavile enquanto você usa Dragon Dance. um Ice Shard você morre, então provavelmente Weavile vai usar Ice Shard, que é um golpe bem comum. Se você não quer que seu Salamence morra, o ideal seria troca-lo
Se você tiver um “counter” especifico para Weavile como Scizor, troque e use esse “counter” contra ele.

Até aqui, nada de mais... Agora as coisas ficam mais complexas. Depois que esse “counter” já morreu, está com o HP baixo ou dormindo, você terá que conseguir além de predicar o primeiro golpe, predicar alguns outros, às vezes te obrigando a fazer mais de uma troca usando um ou mais pivôs para colocar outro poke que derrube o do adversário no 1 x 1.

Ex: Seu oponente joga um Suicune na frente de seu Rhyperior, você não tem nenhum bom Counter pra ele. Se você predicar que ela vai usar Surf (a coisa mais obvia que ela faça), você troca para um Vaporeon que vai receber o Surf bem, porém não tem poder ofensivo para derrubar o cão lendario... Contra Vappy provavelmente o Cune vai usar CM... Dai você pode trocar para um Choice Specs Zapdos ou CB Electivire. Um erro nesse processo pode significar derrota, por isso às vezes é melhor sacrificar um pokémon para conseguir uma troca de graça e não arriscar.

Outro problema é que depois que você já mostrou um counter especifico para certo pokémon, seu adversário pode prever que você vai mandá-lo de novo e usar algo que o countere... Obrigando-te a ficar trocando até você antever o que ele vai fazer, ou erre uma predição. Isso combinado com Entry Hazards leva muitos times à ruína...

Mas o que acontece se você não tem mais counter, nem consiga colocar nenhum pokemon usando a técnica do pivô na frente do bichinho do adversário? Das três uma: pode sacrificar algo e usar um Revenge Killer, perder o jogo se não tiver mais nenhum Revenge Killer ou tentar blefar. Ex: você tem um Jirachi SubCmer que ainda não apareceu na batalha e o Salamence do adversário esta com 1 DD pronto para levar seu time inteiro? Jogue seu Jirachi na frente dele como se fosse Choice Scarfer, se o adversário ficar com medo e trocar ótimo, se não, você perdeu, mas não havia mais nada que pudesse ser feito para evitar a derrota

Essa técnica não precisa ser só usada em situações de desespero, jogar um Lucario Choice Specser na frente de uma Blissey da a entender que ele é um sweeper físico podendo pegar algum poke do adversário na troca com um Aura Sphere ou Shadow Ball, por exemplo.

Temporização

A temporização nada mais é que a velocidade ou agressividade com a qual você joga sua estratégia, ser muito ou pouco agressivo pode lhe custar a batalha e cada time exige uma temporização diferente. Enquanto um time mais defensivo precisa ser jogado lentamente, um time bastante ofensivo tem que ser jogado exatamente de maneira contraria, colocando o máximo de pressão em cima do adversário. Mas nunca confunda agressividade com idiotice, só vale a pena arriscar uma predição mais aguda se os ganhos forem pelo menos iguais às perdas, expor um membro do time sem ter um grande retorno não vai te levar muito longe. Ex: considerando que os dois jogadores conhecem perfeitamente os dois times e tenhamos Zapdos sem HP Grass contra Swampert (Curse, Waterfall, Rest Sleep Talk) com quatro Curses em campo, o ideal para o jogador a é jogar Vaporeon em campo. Não vale a pena arriscar jogar o Rhyperior para counterar uma possível troca para Blissey (counter de Vaporeon do jogador B) por que nesse caso os ganhos são imensamente inferiores as perdas, o jogador a estaria incorrendo em um risco muito alto.

Tal temporização não só varia de time para time como também varia de acordo com o time do adversário e da situação de batalha. Se estiver enfrentando um monstrinho que geralmente te da dor de cabeça vale e MUITO a pena acelerar seu jogo sempre que pensar que ele pode entrar, desse jeito você sempre o coloca em xeque antes de ele fazer o mesmo com você. Isso também vale no late game quando algum jogador claramente esta em vantagem Quanto maior sua vantagem, menor é o ganho em arriscar uma vez que fica fácil você conduzir o jogo sem grandes predições ou riscos para uma situação de xeque mate. O contrario também vale, uma vez em desvantagem, você não pode ficar em situações de xeque e o melhor jeito de fugir disso é prevendo TODO movimento do seu adversário, maior que seja o risco de perder pokemon a ou b nessas predições, já que você já esta em desvantagem e um pokemon a menos ou mais não fará tanta diferença quanto no inicio da batalha.

Minha maior dica é adequar o time a seu estilo de jogo e não o contrario. Se não gosta de correr muitos riscos e prefere esperar pacientemente até uma BOA chance aparecer, não use times mais ofensivos e/ou agressivos por que não se sairá bem com eles. O contrario também vale, caso você não tenha paciência para jogar com times mais lentos, qual o sentido de usar um Hail Stall ou um time que prepara o campo para um sweeper final entrar e varrer?

Mais uma vez, só jogando bastante e se acostumando com o time você conseguira dosar agressividade na medida certa em cada situação para maximizar suas chances de vitória.
http://www.dailymotion.com/video/x7cc8_ ... ensur_news

a pedidos do haunter voltemos com as musicas :)
radiolove
Pocemon mon mon
 
Mensagens: 2515
Registrado em: 6 Março, 2005 23:57

Re: DPP OU (Team Building + Alguns Conceitos)

Mensagempor Super Preto » 7 Março, 2009 22:49

Ótimo tópico.

Mas você podia fazer alguns guias sobre as funções dos pocés no time?

Exemplo:

Modelo A:
- 2 Physical Sweeper
- 1 Special Sweeper
- 1 Mixed Sweeper
- 1 Tank
- 1 Support

O modelo A serve para mais ofensividade

Modelo B, C... sacou?
Avatar do usuário
Super Preto
Senior Member
 
Mensagens: 354
Registrado em: 13 Junho, 2006 11:58

Re: DPP OU (Team Building + Alguns Conceitos)

Mensagempor radiolove » 7 Março, 2009 23:48

Hm, modelo para time funcionava em adv...nao funciona mais, eu te mostro time bom com 6 sweepers fisicos e time ruim com 1 physical wall, 1 mixed wall, 1 support, 1 special wall e 2 sweepers (tirando que nos outros guias, de stall, ofensivo, rain dance, como fazer um poce escolhido sweepar que sera feito se eu tiver saco/alguem se candidatar, ja tem modelitos)...e eu nao preciso falar oq cada poce faz do tipo donphan = tank fisico...pq ja ta explicadinho do lado o que cada bicho faz muito melhor do que simplesmente uma colocaçao de sweeper do lado
http://www.dailymotion.com/video/x7cc8_ ... ensur_news

a pedidos do haunter voltemos com as musicas :)
radiolove
Pocemon mon mon
 
Mensagens: 2515
Registrado em: 6 Março, 2005 23:57

Re: DPP OU (Team Building + Alguns Conceitos)

Mensagempor Kaick » 7 Março, 2009 23:53

Postando pra reforçar o post acima. Todas as minhas tentativas de fazer times baseados em 3 sweepers/3 walls falharam miseravelmente.
Imagem
Kaick
Senior Member
 
Mensagens: 1037
Registrado em: 28 Agosto, 2008 21:50

Re: DPP OU (Team Building + Alguns Conceitos)

Mensagempor Ruru » 8 Março, 2009 00:19

Hoje em dia é muito mais fácil derrubar walls, logo é possivel fazer um time com 6 sweepers fisicos ou 6 especiais e acabar sendo menos walleado do que se fosse 3 fisicos/3 especiais.
O mesmo vale para walls.As vezes você tem menos problema com sweepers se tiver um time ofensivo do que se for um time com walls que ficam dando turnos livres (sem contar stall, of course).
Avatar do usuário
Ruru
Senior Member
 
Mensagens: 868
Registrado em: 12 Setembro, 2007 10:12

Re: DPP OU (Team Building + Alguns Conceitos)

Mensagempor radiolove » 8 Março, 2009 01:02

Oq eu acho que vale hj muito mais que qq modelo pre fabricado de time é um conceito: time baseado em Rain Dance, time baseado em manter a pressao sobre o adversario, time baseado em se defender até o cara morrer po dano residual, time baseado em fazer o SD Lucario Sweepar, time baseado em iscas + sweepers com turnos de graça, etc...em adv era mais facil, era soh ter COUNTER (e nao check) para todos os OUs (que eram 30 poces e olhe la) e algo para foder o adversário como um CB Tar, ou DD Mence...
http://www.dailymotion.com/video/x7cc8_ ... ensur_news

a pedidos do haunter voltemos com as musicas :)
radiolove
Pocemon mon mon
 
Mensagens: 2515
Registrado em: 6 Março, 2005 23:57


Voltar para Universidade Pokeland

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron