Guia de Rain Dance ofensivo

Nesta seção você aprende e melhora seus conhecimentos e habilidades em jogo competitivo com artigos escritos por alguns dos melhores jogadores de Pokémon do forum. Venha adquirir a tecnica dos campeões!

Guia de Rain Dance ofensivo

Mensagempor PG » 8 Março, 2009 16:38

Introdução:

A chuva, o clima dos Water-types, é um dos quatro tipos de clima em Pokemon. Diferentemente de Sandstorm e Hail, não tem um indutor permanente em OU - um Pokemon que, ao entrar batalha invoque esse tempo. O único Pokemon capaz de iniciá-la perpetuamente é Kyogre, que é Uber. Devido a isto, invocar chuva é mais difícil do que chamar Hail ou Sandstorm. Mas, se for feito corretamente, você será capaz de sweepar times oponentes com facilidade. 

Este guia destina-se a apresentá-lo ao estilo ofensivo durante a chuva. Dar-lhe-á algumas indicações e sugestões de como construir uma equipe bem sucedida, e irá mostrar alguns exemplos de pokes para esse tipo de time.

Offensive Rain:

A chuva pode ser invocada de duas maneiras: ou pela habilidade "Drizzle", ou pelo movimento "Rain Dance". Uma vez que só Kyogre tem acesso a Drizzle, em OU e UU a chuva é sempre invocada manualmente. Rain Dance tem duração de 5 turnos, e isso pode ser aumentado a 8, caso o usuário do movimento tiver o item Damp Rock.

Os seguintes efeitos ocorrem quando estiver chovendo: 

  • O base power de Water-type moves é aumentado em 50%. 
  • O base power de Fire-type moves é reduzido em 50%. 
  • Thunder tem 100% de precisão e 30% de chances de quebrar Protect.
  • Solarbeam tem base power 60. 
  • Weather Ball fica com 100 de base power e do tipo Water.
  • Os moves Moonlight, Morning Sun e Synthesis curam apenas 25% do HP.
  • Pokemons com a Ability Dry Skin recuperam 12,5% de HP todo turno. 
  • Pokemons com a Ability Forecast mudam seu tipo para Water. 
  • Pokemons com a Ability Hydratation têm seus status (Poison, Paralize, Burn, Sleep) curados no final do turno.
  • Pokemons com a Ability Rain Dish recuperam 6,25% do seu HP a cada turno.
  • Pokemon com a Ability Swift Swim têm sua velocidade duplicada. 

Como você pode ver, existem muitas vantagens que podem ser adquiridas com a chuva. No entanto,os dois efeitos mais benéficos são: aumentar o base power dos moves do tipo Water e a velocidade dos monstrinhos com a ability swift swim. 50% a mais de dano significa que ataques do tipo água causarão sérios danos a praticamente tudo aquilo que não é imune a eles, enquanto que a velocidade dobrada permite Pokemons com Swift Swim serem mais rápidos que a grande maioria dos pokes dando-lhes uma vantagem imensa, principalmente contra times ofensivos que costumam ter Pokemons rápidos porém mais frágeis.

Water é um excelente tipo ofensivo, com ótima coverage para danos neutros e poucas resistências que normalmente são cobertas por moves do tipo Gelo (Dragão e Planta) e Planta/Elétrico (Água), comuns aos Pokémons aquáticos.

Durante a chuva até algo não muito ameaçador como um Omastar pode se tornar assustador já que este não só tem um excelente SAtk e STAB Water como também aumento de base power de seu principal move na chuva, e Swift Swim.

Swift Swim:

Sob a chuva, pokes com Swift Swim podem ultrapassar a velocidade de quase todos os pokemons opostos, permitindo-lhes atacar primeiro e com força. Esta seção irá mostrar quanta velocidade colocar no seu Swift Swimer para se certificar que a seu sweep seja bem sucedido e não seja interrompido por outro monstrinho mais rápido.

Swift Swimers e suas base speeds:

Floatzel – base 115 Speed
Kingdra – base 85
Qwilfish – base 85
Seaking – base 68
Omastar – base 55
Kabutops – base 80
Mantine – base 70
Ludicolo – base 70
Gorebyss – base 52
Huntail – base 52
Lumineon – base 91
Relicanth – base 55
Luvdisc – base 97

Imagem

É altamente recomendável que seu Swift Sweamer tenha no mínimo 209 de Speed para passar Scarf Heatran que é bem comum.

Sweepers que conseguem chegar a 225+ de Speed devem ter no mínimo 225, para passar Salamence com +1 Speed (Salamence depois de 1 Dragon Dance ou com Choice Scarf)

É muito recomendável também que você tenha mais de 1 Sweeper que consiga passar Timid Scarf Gengar na chuva, ou seja, no mínimo 263 de Speed, antes que ele te mate com Thuderbolt.

Em Under Used, você tem que ter pelo menos 217 de Speed em seus Sweepers para passar Scarf Adamant Primeape.

Montando um time de Rain Dance:


Provavelmente a mais importante seção do guia. Aqui eu vou levá-lo através dos princípios básicos de construção de um time de Rain Dance bem sucedido e te mostrar alguns Pokémons disponíveis e como usá-los eficazmente.

Geralmente, Pokémon em um time de Rain Dance ofensivo cai nas seguintes categorias:

Lead:

É quem começa com o Rain Dance, e tenta fazer os seus sweepers entrarem em ação o mais rápido possível por meio de Explosion, U-Turn, Memento, etc. Tenta tirar do caminho os leads comuns, e se possível e soltar Stealth Rock para ajudar seus sweepers. A maioria é equipada com o item Damp Rock para prolongar a duração de Rain Dance.

Swift Swim Sweepers:

Bastante auto-explicativo. Estes Pokémons abusam de sua Speed dobrada graças à habilidade na chuva para dar problemas para os adversários. Eles podem bater com poderosos Water moves, e podem ser Mixed Sweepers para quebrar Walls.

Rain Dance Support:

Como a chuva só dura no máximo 8 turnos, você precisará repô-la em alguma hora no jogo, até porque é bem difícil Sweepar um time inteiro em 8 turnos.

Um time de Rain Dance conta com pokemons, cujo objetivo é usar Rain Dance mais um, duas ou três vezes depois de ter sido usada pela primeira vez... Feito isso, esse pokemon pode tentar dar suporte ao time ou usar a chuva em seu benefício.

O importante é ter um pokemon com bom stay power e que consiga usar o move Rain Dance algumas vezes. Pode ou não ser equipado com Damp Rock, dependendo de suas características.

Supporters:

Existem alguns Pokémons que dão problemas para quase todas as baseadas em Rain Dance. Então nada é mais óbvio que usar pokes que são capazes de cuidar dessas ameaças, para dar aos sweepers maior facilidade para fazerem seu trabalho, além de apoiarem o time com moves como Reflect, Aromatheraphy, Stealth Rock, Rapid Spin entre outros.

Late Game Cleaners:

São aqueles monstrinhos que entram no final do jogo após os Rain Abusers terem feito seu trabalho e finalizam o time do adversário, grande parte dos times baseados em chuva não tem nenhum poke com essa função, mas pode ser interessante testar um no seu, para mais informações e exemplos desse tipo de Pokémon leia o guia de trick room

Então, como se construir uma equipe baseada em Rain Dance? Bom, a regra básica é você ter ao menos 3 que se benificiam significativamente da chuva. Esses podem ser qualquer coisa desde Swift Swimmers até Pokémons de água mais defensivos, tipos elétricos que abusarão de Thunder, ou algo como Toxicroak com a habilidade Dry Skin. Sendo curto e grosso, você deve ter alguns desses Pokémons no seu time para se aproveitar completamente da chuva. Caso contrário, set uppar e deixar a chuva continuar pode significar perda de tempo e todos sabemos que isso não é nem um pouco bom num metagame tão dinâmico.

Outra questão frequentemente perguntada é "Quantos rain dancers eu devo ter na minha equipe?". Bom, a resposta o ideal é ter pelo menos 3, você pode até ter mais que isso mas cuidado para não se atrapalhar por causa disso.: um Ludicolo pode fazer seu trabalho com Energy Ball, Surf, Ice Beam e Rain Dance, mas Qwilfish perde efetividade sem Swords Dance, Waterfall, Poison Jab ou Explosion. Lembre-se que existem Pokémons que modificam o clima em OU (Como Tyranitar e Hippowdon) e que ter vários pokemons que invoquem a chuva (não necessariamente com Damp Rock) pode ser algo muito valioso para todas as equipes de Rain Dance.

Os Rain Dancers não precisam necessariamente ser Pokemons baseados no suporte da equipe, como Claydol e Bronzong, já que muitos sweepers podem usar Rain Dance por si mesmos. Por exemplo, Kingdra normalmente tem uma grande cobertura de tipos com Surf, Waterfall, Dragon Pulse/Draco Meteor, assim como o Ludicolo com o set acima citado. Portanto, Rain Dance pode ser usado no último slot, no lugar de um move filler. O bom é que esses pokemons, entre outros, são resistentes o bastante para aguentar um ataque, enquanto invocam a chuva de volta, sendo, portanto extremamente úteis. É claro que supporters com mais stay power ou até mesmo Suicide Rain Dancers como Azelf portando Damp Rock também podem servir para essa função.

Mas você deve tentar, ao menos, não usar dois suicidal dancers, visto que você precisar de mais de 16 turnos para vencer o oponente, você poderá ter problemas. Então, ter um Azelf e um Electrode na mesma equipe não é recomendável, isso pode gerar problemas contra Stall Teams.

Leads:

O lead é um pokemon muito importante em qualquer time, e em Rain Dance não é diferente. O lead vai ser o primeiro indutor de chuva do seu time e sem essa “chuva inicial” você pode ficar muito suscetível a algumas ameaças.

Existem bastantes pokemons que podem exercer essa função, aqui vão alguns deles:

Azelf: É um excelent lead em um time de Rain Dance por causa de sua grande Speed, ofensividade e movepool. Sua Speed o permite invocar a chuva, antes que outros leads o impeçam, usando Taunt. Graças a isso, ele também pode levantar Stealth Rock no início da partida, ajudando a tirar mais dano ainda do oponente. Azelf consegue deixar o campo de batalha, usando U-Turn ou Explosion, tentando levar o outro Pokémon junto.

Uxie: Mais lento do que o Azelf, mas em compensação, é bem mais forte defensivamente. Suas excelentes defesas, o permitem levantar Stealth Rock e Rain Dance com mais segurança do que o frágil Azelf. Uxie ainda tem algumas outras vantagens como usar melhor o set de Trick Scarf graças a suas defesas, aprender Yawn, um excelente golpe para observar o time oponente e possivelmente, inutilizar um pokemon do time adversário. E apesar de não ter o Explosion do Azelf, em compensação tem Memento que pode ajudar bastante. Por esses motivos, Uxie é uma excelente opção em times que usam Sweepers que dependem de stat-up, como Swords Dance Kabutops e Dragon Dance Kingdra.

Bronzong: Um dos melhores pokemons para exercer essa função, podendo prolongar a chuva por 8 turnos, sem se preocupar com itens defensivos. O problema é que é lento e é facilmente batido por Taunt.

Com Levitate e Rain Dance, Bronzong fica sem fraquezas. Some isso às suas 10 resistências/imunidades e excelentes defesa e você terá algo extremamente difícil de ser derrubado. Ainda aprende Explosion que é um excelente golpe que pode ser usado para levar um pokémon adversário.

Bronzong é um excelente lead em Rain Dance, mas ele funciona também no meio do jogo, podendo dar suporte (não só com Rain Dance, mas também com SR, Reflect, Light Screen, etc) para o time por um longo tempo.

Crobat: Parecido com o Azelf. A diferença é que Crobat tem defesas melhores, uma Speed fantástica e Hypnosis em troca do Explosion do lendário. Com Hypnosis, você arrisca errar o golpe, mas também pode inutilizar um pokemon adversário. A falta de Explosion é compensada pelo Roost que dá maior durabilidade ao morcego, some isso a U-Turn e você tem um ótimo supporter para enxer o saco do adversário ao longo da batalha inteira.

Jirach: Jirachi é um excelent Rain Dancer, com bastantes vantagens em relação aos outros: primeiramente, seus excelentes base stats defensivos: 100/100/100 e um excelent tipo. Com boas defesas, é bem difícil que ele seja derrubado sem conseguir chamar a chuva. Além disso, Jirachi ainda ainda tem Stealrh Rock e U-turn. Outra vantagem é poder usar a própria chuva para criar uma estratégia de para-fusion com Thunder e Water Pulse. Graças à sua habilidade, Serene Grace, e à chuva, Thunder fica com 100% de precisão e 60% de chance de causar paralisia enquanto Water Pulse fica com 40% de probabilidade de confundir o monstrinho alheio e ganha mais força, ficando com 90 de base power.

Você ainda pode tentar Wish, que ajuda a recuperar seus sweepers fracos, porém não é uma boa escolha usar isso em um Jirachi em Rain Dance Teams por que você vai precisar dos outros moves....

Zapdos: Assim como Jirachi, é um dos pokemons que não é só muito bom em invocar a chuva. Ele pode se favorecer dela também. Com a chuva caindo, Zapdos tem um STAB Thunder de base 125 SAtk. O 30% de chance de paralisar também é ótimo, e pode inutilizar supostos counters. Além disso, tem defesas respeitáveis, conseguindo levar dano e se recuperar com Roost. Assim como outros Rain Dancers, Zapdos pode usar U-Turn para descobrir scoutar o time do outro jogador e por seus sweeper de graça em campo.

Electrode Sua vantagem é a velocidade incrível e o acesso a Taunt e Explosion, tornando-o um bom suicide lead. Entretanto, Electrode é bem frágil, e vai precisar de um investimento em HP, pode sobreviver a danos neutros e usar um Damp Rock ao invés de Focus Sash. A base 50 Atk de Electrode faz com que ele precise também de um investimento no Atk para causar um dano bom com Explosion.


Rain Sweepers:

Os sweepers são o que realmente fazem um time ser bom ou ruim. Ou eles vão trabalhar de maneira eficiente e derrubar as defesas do oponente, ou vão ser barrados até a submissão. Existem vários Pokémons muito fortes que podem ser usados num rain team, mas o truque é fazer os seus sweepers trabalharem juntos tão efetivamente como uma unidade de batalha. Kingdra: Primeiramente, o poderoso Kingdra. É um terror na chuva, com bons Statsnos dois ataques e boas defesas, fazendo um adversário bem duro. Pode ser um late game cleaner ou um wall breaker derrubando tanto walls especiais com Waterfall e Outrage como Físicas com Hyrpo Pump/Surf e Draco Meteor/Dragon Pulse. Com STAB Water e Dragon, Kingdra tem uma cobertura de tipos excelentes (só são resistidos por Empoleon e Shedinja) o que permite quebrar qualquer regra que você tenha lido sobre como fazer movesets e usar coisas como Draco Meteor, Outrage, Surf, Waterfalll, mas não se esqueça que moves de suporte como Rain Dance, Dragon Dance ou Substitute podem fazer a diferença.

Ludicolo: - Ludicolo tem STAB Water e Grass, e aprendendo moves do tipo Ice, ele fica com uma excelente combinação ofensiva. Na chuva, a cobertura de tipos e a força do seu Special Attack, fazem dele um special sweeper formidável. Acesso a Focus Punch e Leech Seed, pode ajudar contra Blisseys e Snorlaxs.

Water/Grass é um bom tipo defensivo, com um tipo cancelando as maiores fraquezas do outro. Com uma base de 100 na Special Defense, Ludicoloé um tanque especial muito bom e pode servir no aperto contra pokes como Jolteon ou Latias. Entretanto, Swift Swim deverá ser sempre usado, já que é muito melhor do que Rain Dish para fazer um sweep.

Prefira Energy Ball que Grass Knot, Vaporeons te darão MUITO mais trabalho que Gyarados e Hydro Pump/Surf acertam TTar com um bom dano, Mesmo tendo um baixo base stat no Attack (70), Ludicolo pode usar Swords Dance, Waterfall, Seed Bomb e Ice Punch e surpreender muitos de seus maiores counters.

Floatzet: Tem bastante Attack e Speed, naturalmente, quase não precisa da chuva para sweepar, considerando sua bela base 115 Speed, o que permite ultrapassar vários oponentes, sem qualquer investimento, quando está na chuva. Waterfall, Crunch e Ice Punch serão suas armas no moveset físico e no ultimo slot, algum move como Bulk Up, que aumenta em 1.5x o Attack e a Defense ou Rain Dance para dar aopio. Com a chuva caindo e com o boost de +1 no Attack, Waterfall vai causar danos sérios até em pokemons resistentes a Water. Como Floatzel já tem uma boa Speed, não é necessário muito investimento, como nos outros pokemons de Rain Dance, podendo assim investir na sua base 85 SAtk, que também não é ruim e que pode ajudar contra physical walls ou em suas defesas aumentando seu stay power.

Azumarill: Com o boost de Huge Power, o max. Attack de Azumarill vai para 436 (como se fosse uma base 150 Atk). Azumarill é um physical sweeper bem assustador. Na chuva, o Waterfall com Choice Band consegue dar no mínimo 2HKO em todos os pokemons do jogo que não resistem a Water. Até uma Cresselia de Max HP/Def leva cerca de 60% de dano. Adicionando suas boas defesas (100/80/80), e uma grande sinergia com o tipo Normal, você terá um sweeper muito poderoso. Azumarill também tem acesso a um bom STAB de prioridade: Aqua Jet.

Kabutops: Kabutops é um dos melhores sweepers físicos do tipo Water e é excelente para times de Rain Dance que não tem tantas opções para physical sweepers. Rock/Water é uma combinação ofensiva impressionante. Some isso a Swords Dance, SuperPower, Brick Break, Stone Edge, Rock Slide e Aqua Jet e você tem um monstro. Na chuva, depois de um Swords Dance, Waterfall consegue dar OHKO em Skarmory. Uma bela vantagem dele é que apesar de ser lento, ele ainda causa estrago com Aqua Jet não precisando assim perder o Boost do SD ao ser trocado caso a chuva termine.

Qwilfish: Á primeira vista parece um Kabutops mais fraco e com um Stab inferior, mas seu tipo tóxico ajuda bastante o time caso ele venha tendo problemas com Toxic Spikes e o acesso ao Move Explosion é quase que uma garantia de que pelo menos um pokémon morre junto com ele.

Omastar: Suas maiores vantagens são maior ataque especial entre todos pokemons aquáticos do jogo e o tipo pedra que pode ser bastante proveitoso...no mais é um Kingdra ou Ludicolo piorado e fica melhor em times UU. Caso queira usá-lo devido a uma dessas vantagens ele tem um movepool bastante diversificado ofensivamente com opções como Earth Power, Ice Beam, Hidden Power e Ancient Power...geralmente usado com Surf/Hydro Pump + 2 desses 4 moves e Rain Dance.

Rain Dance Supporters:

Seu lead começa a chuva e os sweepers abusam dela para derrubar o time adversário, mas ela não dura para sempre e você mais cedo ou mais tarde precisará repor a chuva, além dos leads já citados, que também fazem um bom trabalho nesse papel, também existe outros pokémons que podem ser considerados na hora de fazer seu time. Lembrando que além desses qualquer Pokémon com bom stay power que saiba Rain Dance pode ser usado aqui. Não se esqueça de que quase sempre o melhor item para esses pokes é Damp Rock.

Starmie: Natural Cure, o fato de poder ela mesmo abusar de Rain Dance, Recover, resistência a fightingmoves, Rapid Spin negando o efeito de Stealth Rock e principalmente Toxic Spikes fazem dela um Pokémon muito bom e durável para garantir que seu time sempre esteja jogando com um tempo chuvoso.

Cresselia: É verdade que ela não pode usar Moon Light com efetividade durante a chuva mas seu Stay Power imenso e o acesso a Rest fazem dela mais uma boa opção na hora de dar suporte para esse tipo de equipe

Latias: Resistência a Fighting, Ground, Grass e Electric, Wish, Recover, ótimas defesas, ótimos moves de suporte como Roar, Light Screen e Reflect e a capacidade de sweepar sozinha caso sua estratégia não de certo fazem do dragão lendário uma ótima adição a qualquer time baseado na chuva

Rotom-W: Outra resistência a ataques lutadores, terrestres e elétricos e outro Pokémon que pode usar ele mesmo a chuva a seu favor com Thunder e Hydro Pump e ainda dá apoio com WoW, Thunder Wave, Reflect, entre outros moves e com o fato de ser imune a Rapid Spin . Em times UU pode ser substituído pelo Rotom comum.

Swampert: Utiliza a chuva a seu favor, aprende Stealth Rock e ainda tem imunidade a ataques elétricos como quase todos pokes acima citados. a grande vantagem dele é seu Stab Earthquake e resistência a pedra que ajudam e muito contra Tyranitar.

Os próximos pokémons apesar de serem usáveis em times OU, são mais recomendados para times UU já que os standanrds como Latias ou Bronzong tendem a fazer um serviço melhor que estes aqui:

Dewgong/Phione: Hydration + Rest + Rain Dance fazem um ótimo combo e esses pokes tendem a não morrer nunca dando-lhes a chance de supportar o time vários e vários turnos…as diferenças são que apesar de Dewgong ter defesas melhores, suas fraquezas e não resistências devido ao tipo Ice podem atrapalhar na hora de trocar contra ataques de fogo, ou levando dano de Stealth Rock.

Claydol: Explosion, bom Stay Power, resistência a Ground, Rock, Electric e Fighting, acesso a Rapid Spin, Reflect, Stealth Rock e Light Screen… mas um ótimo supporter com bom stay power e resistências bem vindas para seu time.

Clefable: Status Absorber com Flame/Toxic Orb, Stay Power quase que infinito com suas ótimas defesas, Magic Guard e Softboiled…capacidade de ser uma special wall caso queira uma e acesso a Encore, significando turnos de graça para seus sweeper entrarem e fazerem o trabalho.

Registeel: Outro Pokémon que não more nunca (a não ser que exploda), com ótimas resistências e que pode ser uma wall especial, mixada ou física dependendo da necessidade do time, o que mais alguém pode querer? Já sei. Stealth Rock e Thunder Wave para ajudar os sweepers.

Drapion/Toxicroak Você já deve ter lido algumas (muitas) vezes aqui que Toxic Spikes atrapalha bem times baseados na chuva e nada melhor que um Pokémon tóxico com bom stay power para absorvê-los, a diferença entre Toxicroak e Drapion é que o Toxicroak consegue usar a chuva a seu favor graças a sua trait Dry Skin mas em geral tem menos stay power que o escorpião.

Lanturn: Volt Absorb + abuso da chuva com Thunder + Hydro Pump/Surf, essas são as armas do Lanturn. e não nos esqueçamos de sua ótima defesa especial e HP que aliados com suas resistências (incluindo uma contra Boltbeam, coisa que pouquíssimos pokes tem) que podem fazer dele uma ótima wall especial no metagame UU.

Supporters:

Dugtrio: Ótimo Revenge Killer e garantia de que coisas como Tentacruel, Blissey ou Tyranitar não te encherão por muito tempo. Pode entrar facilmente em campo contra um dos muitos ataques elétricos usados contra o time e dependendo o poke se livrar dele também para ter outra preocupação a menos, ainda leva Abomasnow depois de ter sido enfraquecido.

Scizor: Bem parecido com o Dugtrio. Usado para dar cabo de Tyrantiar e Abomasnow, além de ser ótimo revenge killer e late game sweeper. Durante a chuva, consegue sobreviver a alguns ataques do tipo fogo como HP Fires de pokemons mais fracos ou até mesmo Heat Wave de Zapdos defensivos.

Jolteon: Mais um que está aqui pela resistência elétrica. Na verdade, ele até se beneficia de receber ataques desse tipo e todos sabemos que pokémons aquáticos são um ótimo imã para esse tipo de move. Fora isso, ainda é ótimo lategame sweeper, derruba pokémons de água que podem estar no caminho do seu sweep e pode passear o boost de Charge Beam/Petaya para Kingdra/Ludicolo terem uma vida bem mais fácil.

Parasect: Assim como Toxicroak, tem Dry Skin, ajudando-o a durar bastante durante a chuva, seus grandes trunfos são Spore, Sturn Spore e Aromatherapy tornando-o um supporter único para qualquer time, de chuva ou não.

Threats:

Assim como em todos os estilos de jogo, existem vários Pokémons que podem causar problemas a uma rain team. Resistir a todos os ataques dos sweepers, debilitar a sua equipe com status negativos ou roubar o seu clima - essas são todas as ameaças que devem ser levadas em conta quando se construir uma rain team.

OU

Tyranitar:- Possivelmente o maior nemesis das rain teams, esse deve ser um Pokémon que você sempre deve lembrar ao escolher os Pokémons de suporte para a sua equipe. A sua habilidade, Sandstream, cancela imediatamente a chuva quando ele entra em campo; e se for ignorado, ele pode entrar várias vezes entrar em campo e interromper seus sweeps, arruinando totalmente sua estratégia. Apesar da sua fraqueza a water, a sua alta SpD boostada em 50% por Sandstorm significam que ele pode agüentar um ou outro ataque. Definitivamente um Pokémon que você deve enfrentar com cuidado.
Checks: Scizor, Swampert, Claydol, Dugtrio, Bronzong.

Abomasnow: Abomasnow é uma ameaça ainda maior a rain teams do que Tyranitar, mas por sorte, ele não é muito usado. Com bom HP e SpD e um tipo com algumas resistências chave (contra água, gelo e planta principalmente), ele pode entrar em quase todos os Pokémon de água e tomar pouco dano, enquanto imediatamente os ameaça com Wood Hammer e Grass Knot. Mesmo se ele não tivesse a habilidade Snow Warning, ele seria um bom counter para as rain teams, imagina então com ela.
Checks: Scizor, Bronzong, Toxicroak, Crobat, Jirachi, Drapion.

Blissey : A melhor Special Wall do jogo pode ser muito chata para rain teams que dependem um pouco demais de atacantes especiais. Ela pode entrar com impunidade contra atacantes especiais puros, então é extremamente recomendado que você tenha um atacante misto ou um atacante físico puro, Dugtrio também resolve o problema se bem jogado. Ela pode ainda debilitar os sweepers com Thunder Wave, ou usar Thunderbolt para causar algum dano. Alternativamente, Wish + Protect pode significar que os seus 8 turnos de chuva terminarão antes que você se dê conta. Uma ameaça muito comum que todas as rain teams devem estar preparadas para enfrentar.
Checks: Dugtrio, SD Scizor, Exploders, Swift Swim Sweepers físicos ou mixados.

Vaporeon: Sua habilidade, Water Absorb, faz com que até o mais forte rain sweeper pense duas vezes antes de usar Surfs aleatoriamente. Com uma excelente SpD que é ajudada pelo seu HP gigante, ele é um oponente muito difícil de derrubar. O fato de ele poder se aproveitar da chuva para mandar Surfs mais potentes, de também poder usar o combo Wish + Protect para gastar seus preciosos turnos sem grandes perigos fazem dele um inimigo muito chato de se enfrentar.
Checks: Ludicolo, Qwilfish, Azulmarill, Jolteon, Latias, Lanturn, Starmie

Celebi: Por ser um Pokémon do tipo grass, Celebi tem uma resistência valiosa contra os ataques primários de uma rain team, e com Thunder Wave, Grass Knot, Calm Mind, entre outros, ele pode causar problemas. Ele tem defesas muito boas (100/100/100) e golpes de recuperação instantânea (como Recover e Leech Seed), o que faz dele um inimigo realmente difícil de derrubar.
Checks: U-Turners dão uma ótima ajuda, Signal Beam Kingdra ou Zapdos também podem funcionar no mais Qwilfish, Starmie, Ludicolo, entre outros.

Tentacruel : Tentacruel é uma das maiores ameaças a rain teams, e tudo isso por causa de um golpe: Toxic Spikes. Com sua SpD gigantesca e resistência a tanto ataques de água como ataques ice, ele não tem muitos problemas em usar as estacas tóxicas contra uma rain team. A maioria dos rain sweepers vão cair extremamente rápido com o recoil da Life Orb somado ao dano de Toxic. É aí que Qwilfish se torna muito atraente, com a sua habilidade natural de absorver os spikes. Tentacruel não toma muito dano de Hidden Power electric, com a ajuda da sua excelente base 120 SpD, então o melhor modo de levá-lo sem muitos problemas é atacar a sua defesa física com golpes como Earthquake ou Explosion.
Checks: derrubá-lo não deve ser tão difícil, Swampert, Dugtrio, Qwilfish, Zapdos, Jirachi e até mesmo Kingdra conseguem fazê-lo, mas é uma boa idéia ter um Pokémon venenoso/com Rapid Spin para se livrar do Toxic Spikes depois.

Empoleon De maneira similar ao Tentacruel, Empoleon é uma ameaça às rain teams por causa de suas resistências a water e ice (resistência quadrupla para o último) e sua alta SpD. Ele também toma dano neutro de ataques grass, é imune a golpes poison e resiste a golpes rock (sendo inclusive counter para atacantes físicos como Kabutops ou Qwilfish). Com um alto SpA para se aproveitar da chuva e com o acesso a Grass Knot, Empoleon pode se tornar um problema para uma sweep rápida, e normalmente requer medidas extremas para se derrubar.
Checks: Ludicolo, Zapdos, Latias, Jolteon, Dugtrio, Starmie

Kingdra: ok, você set uppo Rain Dance e está felizmente sweepando o time do cara, quando de repente ele joga um Pokémon com 4x resistência a seu principal Stab e que também usa a chuva para ser mais rápido que tudo, inclusive seus swimmers. Esse é o Kingdra que ainda ataca com golpes dragões e água não te dando quase que chance de ter resistências e faz o feitiço voltar contra ao feiticeiro.
Checks: Kingdra é um dos pokemons mais difíceis de derrubar, você pode aumentar os evs de velocidade de algum pokemon seu para ficar ridiculamente rápido e passar inclusive Kingdras standard em Rain Dance...fora isso, tentar explodir com um Bronzong ou ainda travá-lo em Outrage/diminuir seu Satk com Draco Meteor e se aproveitar disso depois com seu Metálico/Water Resist são suas melhores apostas.

Defensive Gyarados: Resistência a água e não fraqueza á ataques do tipo gelo e grama somados a ótimas defesas e Restalk + Dragon Dance ou Roar com Spikes support é realmente algo que pode acabar com os planos de qualquer time baseado em chuva e deve ser levado em conta na hora de fazer o time, a não ser que queira ter uma tremenda desvantagem para stall teams que utilizam o dragão.
Checks: Choice Specs Kingdra, Rotom, Zapdos, Jolteon, Lanturn, Latias.

Jolteon: A hora que a chuva terminar, esse pokémon se tornará letal uma vez que é mais rápido que qualquer monstrinho padrão num time de chuva e acerta a maioria deles com dano pelo menos neutro.
Checks: outro Jolteon, Lanturn, Bronzong, Zapdos e alguns outros Rain Dancers podem começar uma chuva contra ele para torná-lo counteravel por um de seus Swift Swimmers, o Aqua Jet do Kabutops é uma boa opção também...

UU

Lapras- Com uma imunidade a água, via Water Absorb, e uma resistência quadrupla a gelo, Lapras pode entrar confortavelmente na maioria dos ataques dos rain sweepers. Com acesso a Thunderbolt e Thunder e um HP gigantesco, ele pode causar danos massivos aos seus sweepers enquanto aguenta muito bem os ataques lançados contra ele. Por outro lado, Lapras toma bastante dano de Stealth Rock por causa do seu tipo secundário, e ele não pode nem sonhar em entrar contra um Kabutops.
Checks: Qwilfish, Kabutops, Ludicolo, Lanturn, Toxic Clefable ou Registeel.

Lanturn/Milotic/Blastoise: Seu Stay Power quase infinitos, resistência a ataques do tipo água e a capacidade de usar a chuva a seu favor tornam Lanturn, Blastoise e Milotic dois dos pokemons mais chatos de se derrubar com um time de Rain Dance, ainda mais um UU.
Checks: Toxic Clefable ou Registeel, Parasect, outros Lanturn, Ludicolo, Explosion Claydol no desespero...

Toxicroak: Com sua habilidade, Dry Skin, ataques de água recuperam o HP de Toxicroak, isso sem contar que durante a chuva ele ganha ainda mais energia no final de cada turno. O seu tipo lutador não só lhe dá uma útil resistência contra Rock moves como também um Stab muito perigoso contra Rain Dance Teams.
Checks: Rotom, Drapion, Uxie, Drapion, outro Toxicroak o melhor que você tem a fazer e enfraquecê-lo aos poucos com moves do tipo Ice.

Crobat/Electrode: Estão aqui por que impedem seu Lead de usar Rain Dance com Taunt e isso pode complicar sua estratégia se o oponente souber usar isso a seu favor e utilizar pokés que se aproveitem do fato de seu time não estar jogando com seu maior potencial desde o começo do jogo.
Checks: não deve ser muito difícil derrubar os dois mas tente fazê-lo com um Rain Dancer para não dar chance para o adversário tentar nada enquanto a chuva ainda não estiver funcionando.

Shaymin: Mais um poké que resiste a água e tem um bom Stay Power(deve ser coincidência, só pode). O problema é que ainda tem um Stab poderoso que é resistido por pouquíssimos membros de um Rain Dance Team.
Checks: Qwilfish, Registeel, Parasect, Drapion, Toxicroak, Ludicolo se estiver chovendo qualquer atacante mais rápido com ataques de gelo também funciona

Chansey: Assim como Blissey, resiste a praticamente todo e qualquer ataque especial usado contra ela e ainda pode enrolar com Wish + Protect ou paralisar seus Sweepers com Thunder Wave, obviamente o remédio é o mesmo: atacantes mixados e especiais...


Sample Team:

Imagem
Zapdos (M) @ Damp Rock
Ability: Pressure
EVs: 252 Def/252 SpA/6 Hp
Bold Nature (+Def, -Atk)
-Thunder
-Roost
-U-Turn
-Rain dance

Começa a chuva para o time e é um bom anti-lead em geral derrubando vários dos leads comuns 1 x 1. Thunder na chuva já ajuda o time desde o ínicio com algumas paralisias chave e U-Turn põe o melhor sweeper para a situação em campo.


Imagem
Kingdra (M) @ Life Orb
Ability: Swift Swim
EVs: 252 Atk/16 Spd/240 SAtk
Naughty nature (+Atk, -SDef)
- Waterfall
- Signal Beam
- Draco Meteor
- Hydro Pump

Enquanto estiver chovendo, esse é o melhor pokémon do jogo, não existe duvidas quanto a isso, ótimo wall breaker e geralmente o primeiro sweeper a entrar para ir abrindo buracos na defesa adversária desde o ínicio do jogo, Signal Beam para pegar Celebis desperevinidos.

Imagem
Ludicolo (M) @ Life Orb
Ability: Swift Swim
EVs: 252 SpA/252 Spe/6 Hp
Modest nature (+SAtk, -Atk)
- Rain Dance
- Hydro Pump
- Energy Ball
- Ice Beam
Continua a chuva caso ela pare e sweepa derruba praticamente qualquer Pokémon, uma vez que a Blissey foi derrubada por um os outros membros do time. Seu tipo secundário de grama e sua defesa é uma mão na roda para fazer algumas trocas contra ataques do tipo grama ou elétricos.


Imagem
Kabutops (M) @ Life Orb
Ability: Swift Swim
EVs: 252 Atk/6 Def/252 Spd
Adamant nature (+Atk, -SAtk)
- Swords Dance
- Waterfall
- Aqua Jet
- Stone Edge

Se for possível conseguir um Swords Dance na troca de um poke do oponente enquanto ainda estiver chovendo, o time do oponente vai ficar seriamente debilitado, já que nada consegue parar ele de maneira confiável depois disso. Aqua Jet é ótimo, uma vez que mantem o fóssil gigante atacando mais rápido mesmo quando a chuva termina e ainda pode servir para derrubar outros atacantes prioritários que vieram para acabar com sua festa como Metagross ou Scizor.

Imagem
Bronzong @ Leftovers:
Ability: Levitate
EVs: 252 HP/148 Atk/108 Def
Impish nature (+Def, -SAtk)
- Explosion
- Stealth Rock
- Gyro Ball
- Rain Dance

Check contra Tyranitar, Abomasnow e Stealth Rock. Um ótimo supporter que garante turnos e mais turnos de chuva para o time e ainda explode quando está para morrer levando outro poke do adversário. Seu typing adiciona várias resistências muito úteis ao time.

Imagem
Scizor @ Life Orb
Ability: Technician
EVs: 30 HP/252 Atk/224 Def
Adamant nature (+Atk, -SAtk)
- Bullet Punch
- Swords Dance
- Roost
- Superpower
Revenge Killer e late game cleaner. Ainda countera vários pokémons com suas ótimas defesas e durabilidade graças a Roost.

Estratégia de Batalha:

Agora que você já deu uma olhada no guia, testou todas as possibilidades e vários movesets diferentes, você deve ter a sua própria rain team e está pronto para entrar em batalhas com ela. Isso é ótimo, visto que construir um bom time é um ótimo começo Porém não é tudo, você deve usar a sua equipe com competência para vencer com ela, e aqui temos umas dicas e truques para te ajudar a usar a sua rain team da melhor maneira possível.

Não se esqueça que tudo aqui que se aplica a times que exigem Set Up ou que são bem ofensivos também se aplica a times de chuva...e que todos os preceitos básicos da geração DPP também servem aqui (e em qualquer outro time)...as lições aprendidas nos outros guias continuam valendo e você terá que continuar predicando e colocando os pokémons oponentes em xeque se quiser ganhar.

Ser ofensivo e manter a pressão no seu oponente não significa que você deve sempre atacar sem se importar com o que vai acontecer. Basicamente, com uma equipe que precisa fazer tanto em tão pouco tempo, a coisa mais importante que você pode fazer usando uma rain team é não dar ao oponente a chance de criar contra-ataques ou de criar uma boa defesa enquanto a chuva não estiver ativada, e essa é a parte mais difícil, sempre conte os turnos e esteja preparado para jogar sem chuva porque um turno perdido pode significar derrota, principalmente contra times mais ofensivos. Planeje sempre e nunca jogue seus sweepers por qualquer motivo, principalmente contra times defensivos que vão conseguir segurá-lo por mais tempo e mais vezes será necessário usar Rain Dance. Você precisará antes enfraquecer os pokes adversários para só depois começar a derrubá-los.

Várias vezes, para derrubar um Pokémon problema ou enfraquecer um Pokémon defensivo até que ele possa ser nocauteadio, é necessário que você simplesmente deixe seus sweepers morrerem. Se dois sweepers não levarem nenhum inimigo, mas se sacrificarem para deixar uma equipe inteira com metade do HP, eles vão ter feito bastante, visto que isso abre uma oportunidade para que um último sweepers terminar o serviço deles no final da batalha. Por outro lado, se você deixar os seus sweepers vivos com pouco HP, eles podem morrer facilmente para dano indireto ou ataques de prioridade do oponente. A regra aqui é não ter medo de deixar os seus Pokémons morrerem se isso pode aumentar as suas chances de vencer. Isso também se aplica aos Pokémon de suporte - Às vezes é melhor que o seu Bronzong exploda depois de usar Rain Dance para te ajudar a levar aquela Blissey que estava te dando problemas e te dar um turno de graça para seu atacante entrar, ajudando o time a terminar a luta com rapidez e segurança. Mas lembre-se que tudo tem dois lados: explodir seu Bronzong ou “esquecer” de usar Roost com seu Zapdos para atacar pode te deixar aberto para um Sweep de um TTar ou Lucario por exemplo.

Não se esqueça também que pode ser uma boa estratégia esconder um dês seus atacantes até o fim do jogo para uma última sweep. Se você estiver usando Kingdra e Ludicolo especiais no mesmo time, é normalmente melhor usar Kingdra meio do jogo para abrir buracos na defesa do outro jogador e guardar o Ludicolo para o final, visto que ele tem uma coverage muito melhor e pode se aproveitar de tais brechas. Geralmente isso é mais eficiente do que usar ambos os Pokémon no meio da luta, já que no final ambos estariam enfraquecidos e sucetíveis a morte por dano indireto ou por golpes de prioridade. Mas lembre-se que isso só funciona se você não precisar do pokemon, deixar um Flygon Bander causar bastante dano na sua equipe esconder o Ludicolo é idiota.

Os conceitos básicos de predição, revenge killing, temporização e pivoting não devem ser esquecidos: Mesmo que seja verdade que o seu Surf, Waterfall, ou qualquer que seja o seu STAB primário, seja um ataque muito poderoso na chuva, você precisa ter em mente que a equipe oponente com certeza terá algo que resiste ou é imune a esses ataques. Só porque você tem um STAB super poderoso não significa que você não precisa mais prever o próximo passo do seu oponente. Já que esse é o movimento obvio de um atacante water, use essa falsa sensação de segurança para usar um golpe alternativo, que muito provavelmente vai deixar o seu oponente na dúvida sobre como lidar com os seus sweepers.

Conclusão:

A chuva faz parte de um estilo de jogo bastante ofensivo que pode funcionar maravilhosamente ou falhar epicamente em poucos turnos; um estilo muito mal representado também, em termos de boas equipes, já que muitas pessoas usam "rain teams" muito mal construídas ou não sabem realmente usá-los.

Numa competição, os erros são muitas vezes mortais. Quando se usar uma equipe "tudo ou nada" como uma rain team ofensiva, esses erros são potencializados, como se a sua estratégia dependesse do quão rápido você é capaz de terminar uma luta. É por isso que é tão importante se familiarizar com os problemas e vantagens que a chuva oferece para se tornar habilidoso nesse estilo de jogo.


Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
PG
Senior Member
 
Mensagens: 4384
Registrado em: 6 Novembro, 2006 09:07
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Guia de Rain Dance ofensivo

Mensagempor Kaick » 8 Março, 2009 20:31

Sugiro postar um log de uma lutinha legal e vencida.

Btw, guia muito bom, PG.
Imagem
Kaick
Senior Member
 
Mensagens: 1037
Registrado em: 28 Agosto, 2008 21:50

Re: Guia de Rain Dance ofensivo

Mensagempor Brod » 8 Março, 2009 20:44

Chansey: Assim como Blissey, resiste a praticamente todo e qualquer ataque especial usado contra ela e ainda pode enrolar com Wish + Protect ou paralisar seus Sweepers com Thunder Wave, obviamente o remédio é o mesmo: atacantes mixados e ESPECIAIS


Toxicroak: Com sua habilidade, Dry Skin, ataques de água recuperam o HP de Toxicroak, isso sem contar que durante a chuva ele ganha ainda mais energia no final de cada turno. O seu tipo lutador não só lhe dá uma útil resistência contra Rock moves como também um Stab muito perigoso contra Rain Dance Teams.
Checks: Rotom, DRAPION, Uxie, DRAPION



Como fas/////


Btw, legal o guia, eu agora to usando esse tipo de time em UU :]
dead
Brod
Senior Member
 
Mensagens: 1278
Registrado em: 23 Fevereiro, 2008 22:35

Re: Guia de Rain Dance ofensivo

Mensagempor Rodrigo_poke » 9 Março, 2009 12:09

Muito bom, parabéns. Acabei de montar um time desses e me dei bem até agora. O_O
Rodrigo_poke
Senior Member
 
Mensagens: 605
Registrado em: 27 Novembro, 2008 21:55

Re: Guia de Rain Dance ofensivo

Mensagempor Angelo » 13 Março, 2009 11:48

Vou usar um desses com certeza ainda mais que agora manaphy pode ser usado na suspect :]
Imagem

Imagem Imagem


Badges'

Imagem Imagem
Avatar do usuário
Angelo
Senior Member
 
Mensagens: 1193
Registrado em: 29 Outubro, 2008 21:56
Localização: Santa Catarina - Brasil

Re: Guia de Rain Dance ofensivo

Mensagempor radiolove » 13 Março, 2009 13:11

Dica do dia: Manaphy nao precisa de um time inteiro para supporta-lo e caso tenha que ter ele nao pode ser considerado Uber pq simplesmente ele precisa de um time inteiro para suportta-lo (lol)...com Rain Dance / Rest / Surf / TG ou CM e um TTar (sim, um pokemon com Sandstream como parceiro) você da Pursuit em Jolteon, Latias, Gengay e Scarf Things lockadas e fode outros Manaphies...ter um Celebi passer ou qualquer outra coisa que set up a mae em cima do Vaporeon pode ajudar tambem...
http://www.dailymotion.com/video/x7cc8_ ... ensur_news

a pedidos do haunter voltemos com as musicas :)
radiolove
Pocemon mon mon
 
Mensagens: 2515
Registrado em: 6 Março, 2005 23:57

Re: Guia de Rain Dance ofensivo

Mensagempor Kaick » 15 Março, 2009 14:00

CB Scizor faz isso, e agradece à chuva por enfraquecer ataques de Fogo. O problema é só não ter SDef, mas quem liga.
Imagem
Kaick
Senior Member
 
Mensagens: 1037
Registrado em: 28 Agosto, 2008 21:50

Re: Guia de Rain Dance ofensivo

Mensagempor radiolove » 15 Março, 2009 19:26

Sim, CB Scizor eh melhor em Rain Dance Team, mas TTar eh melhor num time normal com Manaphy
http://www.dailymotion.com/video/x7cc8_ ... ensur_news

a pedidos do haunter voltemos com as musicas :)
radiolove
Pocemon mon mon
 
Mensagens: 2515
Registrado em: 6 Março, 2005 23:57

Re: Guia de Rain Dance ofensivo

Mensagempor Bruno koga » 28 Novembro, 2009 16:10

gostei muto do guia e vo monta um time do genero

você poderia me ajuda numa coisa so

com certeza no meu time estara Golduck,Gyarados, Lanturn e Toxicroak(sao os pokemons q mais gosto) o que você recomendaria pra fecha o time(se nao for pedi demais)
Quando eu sabia das respostas,editaram as perguntas
Avatar do usuário
Bruno koga
Senior Member
 
Mensagens: 156
Registrado em: 15 Novembro, 2009 19:34
Localização: Campinas-SP

Re: Guia de Rain Dance ofensivo

Mensagempor Hagi » 29 Dezembro, 2009 13:22

Meus sinceros parabens pelo guia

ficou muito bom e bem detalhado ^^
Imagem
Avatar do usuário
Hagi
Member
 
Mensagens: 62
Registrado em: 9 Abril, 2009 14:28

Re: Guia de Rain Dance ofensivo

Mensagempor Sevilha-PG » 16 Fevereiro, 2010 12:55

Parabéns pelo guia !
Mesmo que para mim não tem dado resultado eu sou completamente noob e sem noção em pokémon !
Sevilha-PG
Junior Member
 
Mensagens: 7
Registrado em: 19 Dezembro, 2009 15:10

Re: Guia de Rain Dance ofensivo

Mensagempor VictorH » 19 Fevereiro, 2010 14:32

Bom tópico (:
Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
VictorH
Member
 
Mensagens: 36
Registrado em: 18 Dezembro, 2009 08:43

Re: Guia de Rain Dance ofensivo

Mensagempor Brod » 22 Fevereiro, 2010 21:13

esse guia ja vai completar 1 ano xD
dead
Brod
Senior Member
 
Mensagens: 1278
Registrado em: 23 Fevereiro, 2008 22:35

Re: Guia de Rain Dance ofensivo

Mensagempor Mattcoww » 9 Abril, 2010 22:32

LOL vai fazer um ano, eu só olhei agora e vi um pequeno erro.

na tabela de ultrapassagem de Speed, tem que ajeitar a Speed pra ultrapassar gengar.

a Speed dele lá tá 526 e diz que pra ultrapassar tem que ter 263, mas 263 X 2 = 526... o correto então seria 264 XD...

Sei que faz um ano, mas não custa nada avisar né.
[LOP-CE]Organizador Geral
Planeta Pokémon[Nintendo World]
Pokémon Blast & Trainer Card [Nintendo Blast]
@lop_br o Twitter oficial da maior e mais antiga liga pokémon do país!
Mattcoww
_______________________________
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Mattcoww
Senior Member
 
Mensagens: 409
Registrado em: 4 Dezembro, 2006 03:58
Localização: Fortaleza-CE

Re: Guia de Rain Dance ofensivo

Mensagempor xScizorx » 21 Abril, 2010 20:31

POXA EU TO USANDO ESSE SEU TIME EU EU JURO MANO ATE HJ EU SO CHEGUEI A USAR MESMO EM COMPETIÇOES O ZAPDOS E O KINGDRA PQ O KINGDRA NA CHUVA É UM MONSTTRO VLW PELO GUIA VALEU MESMO
Editado pela última vez por xScizorx em 24 Abril, 2010 18:57, em um total de 1 vez.
Um elefante encomoda muita gente,meu Kingdra na rain dance incomoda,incomoda,incomoda,incomoda,incomoda...
Avatar do usuário
xScizorx
Junior Member
 
Mensagens: 11
Registrado em: 18 Abril, 2010 19:17

Re: Guia de Rain Dance ofensivo

Mensagempor Spirit » 22 Abril, 2010 18:03

xScizorx escreveu:CARA você É UM GENIO(PENA KE É MERDENGUISTA HAHA PERDEU PRO BOSTAFOGO HAHUSA) POXA EU TO USANDO ESSE SEU TIME EU EU JURO MANO ATE HJ EU SO CHEGUEI A USAR MESMO EM COMPETIÇOES O ZAPDOS E O KINGDRA PQ O KINGDRA NA CHUVA É UM MONSTTRO VLW PELO GUIA VALEU MESMO você É MEU HEROI
:D


lol


Faguinho diz:
*LULZ
*faaz é dia q eu to imaginando
*eu botando a xave do carro
*no meu cu
*ontem eu sonhei com isso
Avatar do usuário
Spirit
Senior Member
 
Mensagens: 1666
Registrado em: 21 Setembro, 2006 18:12
Localização: São Luís - MA


Voltar para Universidade Pokeland

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron