Guia de Itens Competitivos

Nesta seção você aprende e melhora seus conhecimentos e habilidades em jogo competitivo com artigos escritos por alguns dos melhores jogadores de Pokémon do forum. Venha adquirir a tecnica dos campeões!

Guia de Itens Competitivos

Mensagempor Henry » 15 Março, 2009 20:10

ITENS NAS BATALHAS COMPETITIVAS

O que são itens competitivos:

São os itens que causam efeito quando segurado por um Pokémon durante uma batalha.
Os itens nada mais são do que uma espécie de “acessório” que quando equipado no Pokémon causa determinada reação dependendo da situação.
Exemplo: Leftovers sempre irá reagir quando a quantidade do seu HP não for 100%.

Algumas pessoas acreditam que na construção de um time o item teoricamente é a parte menos fundamental, isso não é verdade. Da versão Advance em diante, o item deixou de ser um mero figurante, isso porque, grande parte das batalhas atualmente são vencidas graças aos itens que os Pokémon carregam. Em algumas ocasiões o item é até mais importante que um dos Moves de um Pokémon, já que nesses casos a estratégia do Pokémon girará mais em torno do item.

Graças a itens como Focus Sash, atualmente podemos até ver Pokémon de Lv.1 vencendo Pokémon de Lv. 100, tamanha é a importância de um item na batalha. Itens como Life Orb, Choice Band, Choice Scarf e etc, garantem que alguns Pokémons possam vencer outros mesmo teoricamente tendo uma desvantagem notável.

Existem diferenças pra se alcançar o uso de cada item, ou seja, além de cada um reagir de forma diferente (alguns semelhantes), ele ainda se mostra em diferentes aspectos.
São esses os tipos:

  • ITENS COM EFEITO CONSTANTE
    Como o próprio nome indica, esses itens estão constantemente em ação.

  • ITENS COM EFEITO OCULTO
    São itens que estão em efeito constante, mas não podem ser observados pelo adversário.
    Exemplo: Choice Band e Choice Scarf.

    Tais itens podem ser usados até com o intuito de “blefar”, já que você poderá ludibriar seu adversário fazendo-o acreditar que você tem tal item quando você não tem ou o contrário.

    Exemplo: Você poderia jogar seu Flygon Choice Bander na frente de um Infernape que tenha Hp Ice, e fazê-lo trocar por ele pensar que você é mais rápido com Choice Scarf.

  • ITENS COM EFEITO DE SORTE
    São itens que são ocultos, mas dependem de certa porcentagem para funcionarem.
    Tais itens têm sido banidos de alguns torneios visando minimizar os efeitos da sorte.

    Exemplo: BrightPowder aumenta sua evasão em 10%. Pode parecer mínima a porcentagem, mas em certas ocasiões isso poder ser terrível. Aliado a um Gliscor Passer que já tem a evasão aumentada pela Ability durante o Sandstorm pode fazer com que ele consiga passar até dois Swords Dance pra algum membro do time, dependendo unica e exclusivamente da sorte.

  • ITENS COM EFEITO CONDICIONAL
    São itens que dependem de determinada situação para entrarem em efeito. Esses itens só podem ser usados uma vez, mas o efeito do mesmo só permanece enquanto seu Pokémon estiver na arena.

  • ITENS COM EFEITO INSTANTÂNEO
    São os itens que são usados imediatamente dependendo da situação. Tais itens são usados apenas uma vez durante a batalha.

Segue uma lista de cada item separado por categoria, aqueles destacados em negrito são os mais efetivos e mais usados em batalhas competitivas.

ITENS COM EFEITO CONSTANTE:

BLACK SLUDGE
Recupera 1/16 do HP cada turno quando segurado por um Pokémon do tipo Poison. Quando segurado por Pokémon de outro tipo, o mesmo perde HP na mesma proporção. É uma alternativa ao Leftovers para pokémons venenosos que vai aumentar o leque de estratégias contra Trickers (a seu favor e contra também, uma vez que um Tricker pode passar um Choice Scarf para seu Tentacruel e o Black Sludge para outro poke não venenoso do seu time).

FLAME ORB
O usuário fica com o Status de Burn. Pode ser usado efetivamente em pokémons com a trait Magic Guard ou Guts ou ainda com moves como Trick e Psycho Shift.

LEFTOVERS
Recupera 1/16 do HP total a cada turno. Geralmente usado em pokémons mais voltados para a defesa.

LIFE ORB
Aumenta em 30% todos os Moves do usuário, mas perde 10% de HP a cada uso de move que cause dano direto no adversário. Bastante usado em Sweepers como uma alternativa à Choice Itens.

STICKY BARB
O usuário sofre dano igual a 1/8 de seu HP por turno. Caso seja atingido por um move de contato, o atacante que usou tal move também sofrerá dano de 1/8 de seu HP. Se o atacante não estiver segurando nenhum item, Sticky Barb passará para ele.

SHELL BELL
Recupera 1/8 de HP do dano causado no adversário. Também usado em sweepers, mas tende a ser uma alternativa menos atraente que Life Orb e Lum Berry.

TOXIC ORB
Causa Poison (Envenenamento) no usuário. Uso parecido com o do Flame Orb, com uma vantagem e outra desvantagem: é menos viável em usuários de Trick e Psycho Shift a não ser que seja do tipo metal ou venenoso e pode funcionar junto com a ability Poison Heal do Breloom,

ITENS COM EFEITO OCULTO:

ADAMANT ORB
Moves do tipo Steel e Dragon são aumentados em 20% quando usados pelo Pokémon Dialga. Ou seja, Moves de STAB.

BIG ROOT
Aumenta em 30% o HP recebido por Moves de drenagem como Drain Punch, Aqua Ring ou Leech Seed (aumenta o HP ganhado, mas não diminui o drenado)..

CHOICE BAND
Aumenta em 50% o ATK do seu Pokémon. Esse item te prende ao primeiro move usado até o poke ser trocado. Pode ser usado em atacantes físicos dando-lhes um boost automático ou com Trickers para passá-lo para um Wall diminuindo assim sua efetividade.

CHOICE SCARF
Aumenta em 50% o SPD do seu Pokémon. Esse item te prende ao primeiro move usado até o poke ser trocado. Usado em Revenge Killers e Trickers (com a mesma estratégia do Choice Band).

CHOICE SPECS
Aumenta em 50% o SP ATK do seu Pokémon Esse item te prende ao primeiro move usado até o poke ser trocado. Usado da mesma maneira que o Choice Band, mas em atacantes especiais.

DAMP ROCK
Os turnos de duração da chuva passam de 5 para 8 turnos quando o pokémon que esta segurando tal item usa o move Rain Dance, bastante usado em times baseados em Rain Dance

DEEPSEASCALE
O Pokémon Clampearl tem sua SP DEF dobrada.

DEEPSEATOOTH
O Pokémon Clampearl tem seu SP ATK dobrado.

EXPERT BELT
Aumenta em 20% Moves SuperEffective. Usado em sweepers com uma grande variedade de ataques que acertam SE grande parte do metagame ou ainda para conseguir algum OHKO específico ou para blefar algum Choice Item.

FULL INCENSE
O usuário sempre atacará por último. Pode ser trickado para algum atacante rápido.

GRIP CLAW
Moves que prendem o adversário na arena como Bind ou Wrap sempre tem duração de 5 turnos.

HEAT ROCK
Os turnos de sol passam de 5 para 8 turnos quando o pokemon que está segurando este item usa o move Sunny Day. Usado em times baseados em tal move.

ITENS QUE AUMENTAM O ATAQUE DE UM TIPO
Auto explicativo, cada um desses itens aumenta o ataque de moves de um tipo específico em 20%, geralmente preferidos à Expert Belt e Life Orb, são eles:

Black Belt ~ Tipo Lutador
Black Glasses ~Tipo Noturno
Charcoal ~ Tipo Fogo
Dragon Fang ~ Tipo Dragão
Hard Stone ou Rock Incense ~ Tipo Pedra
Magnet ~ Tipo Elétrico
Metal Coat ~ Tipo Metálico
Miracle Seed ou Rose Incense~ Tipo Grama
Mystic Water ou Sea ou Wave Incense ~ Tipo Água
NeverMeltIce ~ Tipo Gelo
Poison Barb ~ Tipo Venenoso
Sharp Beak ~ Tipo Voador
Silk Scarf ~ Tipo Normal
Silver Powder ~ Tipo Inseto
Soft Sand ~ Tipo Terrestre
Spell Tag ~ Tipo Fantasma
TwistedSpoon ou OddIncense ~ Tipo Psíquico

ICY ROCK
Os turnos de Hail passam de 5 para 8 turnos. Esse item é bem raro uma vez que Abomasnow consegue chamar uma tempestade de neve “infinita” com sua trait.

IRON BALL
Reduz em 50% a SPD do usuário e o torna suscetível à moves do tipo terrestre. Seu único uso é ser Trickado para outro Pokémon.

LAGGING TAIL
O usuário sempre atacará por último. Também só tem utilidade se trickado.

LIGHT BALL
O Pokémon Pikachu tem seu ATK e SP ATK dobrado enquanto estiver segurando esse item.

LIGHT CLAY
Os turnos de Reflect e Light Screen passam de 5 para 8 turnos quando usados por um poké com esse item, bastante usado em Double Screeners dando apoio para set uppers mais frágeis.

LUCKY PUNCH
O Pokémon Chansey tem aumentado em 2 níveis a chance de Critical Hit.

LUSTROUS ORB
Moves do tipo Water e Dragon são aumentados em 20% quando usados pelo Pokémon Palkia. Ou seja seus STABs.

MACHO BRACE
Diminui em 50% a SPD do usuário. Usado em conjunto com Trick Room, Trick ou Gyro Ball

METAL POWDER
O Pokémon Ditto tem sua DEF e SP DEF aumentado em 50% enquanto estiver segurante esse item.

METRONOME
Aumenta o poder de um Move se ele for usado consecutivamente em 10% cada vez, num Maximo de + 200%. Caso o pokémon seja trocado ou use algum outro move, o boost é perdido.

MUSCLE BAND
Aumenta em 10% os Moves de categoria Physical (Físico).

PLATES:
Aumentam o base power em 20% de moves de um tipo específico, Pokémons com Multitype mudam para esse tipo também. São eles:

Draco Plate ~ Tipo Dragão
Dread Plate ~ Tipo Noturno
Earth Plate ~ Tipo Terrestre
Fist Plate ~ Tipo Lutador
Flame Plate ~ Tipo Fogo
Icicle Plate ~Tipo Gelo
Insect Plate ~ Tipo Inseto
Iron Plate ~ Tipo Metal
Meadow Plate ~ Tipo Grama
Mind Plate ~ Tipo Psíquico
Sky Plate ~ Tipo Voador
Splash Plate ~ Tipo Água
Spooky Plate ~ Tipo Fantasma
Stone Plate ~ Tipo Pedra
Toxic Plate ~ Tipo Venenoso

POWER ANKLET, BAND, BELT, BRACER, LENS e WEIGHTER
Reduzem em 50% a SPD do usuário. Tem efeito in game que não será discutido aqui

POWER HERB
Moves que precisam carregar pra atacar não precisam de um turno para tal. Ex: Solar Beam. Moves como Hyper Beam funcionam normalmente com esse item.

QUICK POWDER
O Pokémon Ditto tem sua SPD aumentada em 100% enquanto estiver segurando o item.

SHED SHELL
O usuário sempre poderá trocar.

SMOOTH ROCK
Os turnos de Sandstorm passam de 5 para 8 turnos quando o move é usado por um pokémon segurando esse item, não é muito visto em batalhas competitivas por que Tyranitar e Hippowdon podem trazer uma tempestade de areia “infinita” com sua trait.

SOUL DEW
Os Pokémon Latios e Latias tem seu SP ATK e SP DEF aumentados em 50% enquanto estiverem segurando esse item

STICK
O Pokémon Farfetch’d tem aumentado em 2 níveis a chance de Critical Hit.

THICK CLUB
Os Pokémon Cubone e Marowak tem seu ATK aumentado em 100%.

WIDE LENS
Aumenta em 10% o Accuracy do usuário.

WISE GLASSES
Aumenta em 10% os Moves de categoria Special (Especial). (ITEM COM EFEITO OCULTO)

ZOOM LENS
Aumenta em 20% o Accuracy do usuário se ele atacar depois do adversário.

ITENS COM EFEITO DE SORTE:

BRIGHTPOWDER
Aumenta em 10% a evasão do seu Pokémon.

FOCUS BAND
O usuário tem 10% de chance de sobreviver a um Hit com 1HP.

KING’S ROCK
Aumenta em 10% a chance de Flinch de alguns Moves.

LAX INCENSE
Aumenta em 5% a evasão do seu Pokémon.

QUICK CLAW
Aumenta de 0 para 18,75% a chance do usuário atacar primeiro se ele for mais lento. Ignora os efeitos de Trick Room.
*Esse item só funciona caso sejam usados Moves de mesma prioridade, se você use Moves de prioridade 0 e seu adversário de prioridade 1 esse item nunca ativará.

RAZOR CLAW
Aumenta a taxa de CH em um estágio

SCOPE LENS
Aumenta em 1 nível a chance de Critical Hit.

ITENS COM EFEITO CONDICIONAL:

AGUAV, FIGY, IAPAPA, MAGO e WIKI BERRY
Recupera 1/8 do HP quando o mesmo estiver em 25% ou menos. Pode causar Confusion (Confusão).

APICOT BERRY
Aumenta em 50% a SP DEF do seu Pokémon quando seu HP está em 25% ou menos.

CUSTAP BERRY
Quando o HP está em 25% ou menos, o próximo Move usado atacará primeiro.
*Essa Berry só o fará atacar primeiro caso o adversário use um Move de prioridade igual a sua.
Exemplo: Seu Snorlax está com HP em 25% e usa Selfdestruct, o Infernape adversário usa Mach Punch, mesmo seu Snorlax estando equipado com Custap Berry o Infernape atacará primeiro, pois a prioridade de Mach Punch é 1, enquanto a prioridade de Selfdestruct é 0.

DESTINY KNOT
Se o Pokémon que carrega esse item ficar apaixonado (infatuated), o adversário também ficará.

GANLON BERRY
Aumenta em 50% a Def do seu Pokémon quando seu HP está em 25% ou menos.

LANSAT BERRY
Aumenta em 2 níveis a chance de Critical Hit quando o HP está em 25% ou menos.

LIECHI BERRY
Aumenta em 50% o ATK do seu Pokémon quando seu HP está em 25% ou menos.

PETAYA BERRY
Aumenta em 50% o SP ATK do seu Pokémon quando seu HP está em 25% ou menos.

SALAC BERRY
Aumenta em 50% a SPD do seu Pokémon quando seu HP está em 25% ou menos. Não é muito usado devido ao número de moves com prioridade e usuários de Choice Scarf no metagame atual.

SITRUS BERRY
Recupera 1/4 do HP total quando o mesmo estiver em 50% ou menos.

STARF BERRY
Aumenta em 2 níveis um Stat aleatório quando o HP estiver em 25% ou menos.

ITENS COM EFEITO INSTANTÂNEO:

ASPEAR BERRY
Cura o Pokémon com o Status Freeze (congelamento).

CHERI BERRY
Cura o Pokémon com o Status Paralysis (Paralisia).

CHESTO BERRY
Cura o Pokémon com o Status Sleep (Dormindo). Pode fazer combo com Rest.

ENIGMA BERRY
Recupera em 25% o HP quando acertado por um Move SuperEffective.

JABOCA BERRY
Se o usuário for acertado por um Move de categoria Physical (Físico), o adversário recebe 12,5% do dano causado.

LEPPA BERRY
Recupera 10 PP de um Move que tenha o PP zerado.

LUM BERRY
Cura qualquer mau Status como Poison ou Paralize.

MENTAL HERB
Cura o Pokémon apaixonado (infatuated).

ORAN BERRY
Recupera 10 HP quando o mesmo estiver em 50% ou menos. Esse item é mais visto em batalhas com a regra da Little Cup.

PECHA BERRY
Cura o Pokémon com o Status Poison (Envenenado).

PERSIN
Cura o Pokémon de Confusion (Confusão).

RAWST BERRY
Cura o Pokémon com o Status Burn (Queimado).

RESIST BERRIES:
Quando o pokémon é acertado por um move do tipo específico da Berry que está segurando, o dano é diminuído em 50% caso o hit seja SE, a exceção é a Resist Berry normal que diminui o dano de qualquer move normal usado uma vez que nada leva dano SE de golpes normais. São elas:

Occa Berry ~ Tipo Fogo
Passho Berry ~ Tipo Água
Wacan Berry ~ Tipo Elétrico
Rindo Berry ~ Tipo Grama
Yache Berry ~ Tipo Gelo
Chople Berry ~ Tipo Lutador
Kebia Berry ~ Tipo Venenoso
Shuca Berry ~ Tipo Terra
Coba Berry ~ Tipo Voador
Payapa Berry ~ Tipo Psíquico
Tanga Berry ~ Tipo Inseto
Charti Berry ~ Tipo Pedra
Kasib Berry ~ Tipo Fantasma
Haban Berry ~ Tipo Dragão
Colbur Berry ~ Tipo Noturno
Babiri Berry ~ Tipo Metálico
Chilan Berry ~ Tipo Normal

ROWAP BERRY
Se o usuário for acertado por um Move de categoria Special (Especial), o adversário recebe 12,5% do dano causado.

WHITE HERB
Remove qualquer diminuição no Stat. Pode ser usado com moves como Draco Meteor, Leaf Storm, Overheat ou Curse.

Resumindo:

Ao montar seu time, lembre-se que, o conjunto faz a diferença, e que, itens são tão importantes quanto escolher os Moves, Nature e distribuição de EV’s dos seus Pokémon, quanto maior a certeza do que você está utilizando maior a chance de você sair com a vitória na mão.
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Re: Guia de Itens Competitivos

Mensagempor Angelo » 15 Março, 2009 20:22

Excelente guia, Henry! Vou salvar isso daqui, eu sempre me confundo nos itens : d
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Re: Guia de Itens Competitivos

Mensagempor Marcola » 15 Março, 2009 22:46

Guia bem legal Henry.E bem legal falar da parte do blefe,que ocorre com Choice Items.Uma coisa legal pra se fazer também é quando não tiver com Strict Damage clause,usar algum item que não mostre o efeito para o cara achar que você é lockado mas não está.Palkia é o melhor exemplo disso,você pensa que o cara tá lockado com Choice Scarf,aí você manda seu Wobbeffet.O Wobbeffet usa o mirror coat,sendo que você mostra seu Aqua Tail/Outrage pra ele.
E no smogon,algum noob faz isso ...
Jono yo switched in Rattata (lvl 1 Rattata ♂). 
Pointed stones dug into Rattata. 
Rattata lost 8% of its health. 
Scizor used Superpower. 
It's super effective! 
A critical hit! 
Rattata lost 200833% of its health. 
Jono yo's Rattata fainted. 
Marconidas wins! 
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Re: Guia de Itens Competitivos

Mensagempor Maverick Hunter » 21 Março, 2009 20:13

pequena correção: Quick claw é 25%de chance de funcionar.
Falou o Hunter (A.K.A. Pokexpert, ou Zero_Hunter)
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Re: Guia de Itens Competitivos

Mensagempor radiolove » 21 Março, 2009 20:22

lol, eu acho que nao...no Smogon ta 20%, na bulbapedia 18,75% e eu ja li no Serebii 10% e 18,75% (10% num guia idiota sobre todas mecanicas e 3/16 num guia sobre quem ataca primeiro)...

Ou seja deve ser 18,75% pela confiabilidade de cada fonte e por ser o unico que se repete mas tem que testar isso
http://www.dailymotion.com/video/x7cc8_ ... ensur_news

a pedidos do haunter voltemos com as musicas :)
radiolove
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Re: Guia de Itens Competitivos

Mensagempor Henry » 21 Março, 2009 23:23

Bom, eu já vi até 23,75%, mas a fonte nem era tão confiável, então melhor que fique 20% até que seja feito um teste.
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Re: Guia de Itens Competitivos

Mensagempor radiolove » 21 Março, 2009 23:50

Bah, eu editei la para 3/16 e soh mudo quando provarem o contrario,a teh pq serebii e bulbapedia > smogon em se tratando de mecanicas
http://www.dailymotion.com/video/x7cc8_ ... ensur_news

a pedidos do haunter voltemos com as musicas :)
radiolove
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