Guia Hail Team

Nesta seção você aprende e melhora seus conhecimentos e habilidades em jogo competitivo com artigos escritos por alguns dos melhores jogadores de Pokémon do forum. Venha adquirir a tecnica dos campeões!

Guia Hail Team

Mensagempor Lorrimer Santel » 15 Abril, 2009 18:04

Hail Team




Introdução

Os times baseados na mudança climática "Hail" surgiram recentemente, mais precisamente com a chegada de DP. Embora não sejam tão populares como as "Sandstorm's Teams", ou até "Rain Dance Teams", estas têm muitas potencialidades.
Neste tópico vou tentar esclarecer certos conceitos associados à Hail teams, o modo de usá-los eficazmente, os pokemons mais apropriados, etc....

Conceitos e Efeitos do Hail

- o primeiro efeito do hail é causar dano no final do turno em todo pokémon non-Ice, mais precisamente, causa 6,25% de dano no HP desses pokemons, o que per se já os derrubaria em 16 ~ 17 turnos caso não estejam segurando nenhum item

-o segundo efeito é que Blizzard agora tem 100% de accuracy e 30% de chance de passar por cima de Protect e Detect, tornando-o um move bem mais destrutivo.

Mas é uma idéia totalmente errada pensar que uma equipe de hail team deve ser composta de 6 monstrinhos do tipo gelo. Visto que o tipo apenas resiste a si mesmo e tem quatro fraquezas muito comuns no metagame atual : Fire, Fight, Rock e Steel. Logo, uma equipe mono Ice não iria pra frente, assim devemos ter pokes capazes de dar cobertura contra esses tipos de maneira eficaz.

Team Building

-O Lead

Nesse tipo de time, a escolha do lead não é tão complicada quanto em outros times, visto que tem quer ser obrigatoriamente o Abomasnow. Com sua trait Snow Warning trazendo hail eterno para o campo, ele é o melhor lead para esse tipo de time. Os movesets mais interessantes para esse pokémon são o Sub Seeder e o Mixed Sweeper:

Abomasnow @ Leftovers
Ability : Snow Warning
EV's : 252S atk / 252 Spd / 4hp OU 252 HP / 252 Satk / 4 Atk (0 IV speed)
Hasty nature (+Spd, - Def) ou Quiet nature (+Satk, -Spd)
-Blizzard
-Focus Punch / Grass Knot
-Substitute
-Leech Seed

Set bastante interessante por anular Leftovers com o Hail e sugar vida alheia com Leech Seed. Também é um ótimo wall breaker. Focus Punch é pra bater em Blisseys, Tyranitares e Weaviles, enquanto Grass Knot fica para Gyarados, Swamperts, Hippowdons e também bate em TTar. A segunda divisão de EVs pode parecer estranha e que é pra ser usada num Trick Room Team, mas não é. Visto que sua base speed é maior do que a de Hippowdons, diminuir a speed ao máximo é uma boa opção pra ser o seu Hail que fique em campo, e não o sandstorm do Hippo oponente.

Abomasnow @ Leftovers
Ability : Snow Warning
EV's : 252Hp / 84Satk / 96Spd / 76Atk
Sassy nature (+Spd, -Spd)
-Wood Hammer
-Blizzard
-Leech Seed / Focus Punch
-Protect / Substitute

Mixed Atacker. Você também pode tirar o Leech Seed + Protect pra por Subs + Focus Punch pra pegar TTars e ajudar contra Heatran, caso seu time não tenha uma boa cobertura pra esses pokes.

Outra opção é usar um Froslass lead com Focus Sash para conseguir o maior número de camadas de Spikes possível até ele morrer (tentando levar um poke junto com Destiny Bond) para só então jogar seu Abomasnow em campo para invocar o Hail eterno:

Frosslass @ Focus Sash
Ability : Snow Cloak
EV's : 252 SAtk / 252 Spe / 6 HP
Timid nature
-Spikes
-Destiny Bond
-Shadow Ball / Ice Beam
-Taunt

Tal estratégia porém não é muito recomendado no metagame OU uma vez que a grande maioria dos leads é mais rápido que Froslass ou tem golpes prioritários arruinando assim sua tática.


-Walls

Existem muitas walls úteis para as HTs, mas apenas 3 delas são imunes a hail, são elas : Regice, Lapras e Walrein. Outras walls interessantes são Swampert, Bronzong, Gliscor, Tentacruel e Forrestress (esses dois últimos são spinners também, então não serão abordados nesse sub tópico).

Regice - melhor Special Def do mundo pokemon, o que faz ele sobreviver a Flamethrowers e Focus Blasts sem STABs ou não muito fortes. E pode servir de supporte ao time com Thunder Wave ou Toxic. Toxic acaba sendo mais util, pois as hail teams são mais puxadas para o stall. Os move sets mais interessantes são o RestTalker, que serve de status absorver, já que walls não gostam muito de toxic e o Counter, tendo em vista que vão explorar muito mais a defesa física do que a especial na hora de tentar derrubar o lendário.

Regice @ Leftorves
Ability : Clear Body
EV's : 252Hp / 252Def / 6Sdef
Calm nature (+SDef, -Atk) ou Bold nature (+Def, - Atk)
-Rest
-Sleep Talk
-Blizzard
-Thunderbolt

ou

Regice @ Leftorves
Ability : Clear Body
EV's : 252Hp / 252def / 4Spd
Impish nature (+Def, -Satk)
-Curse
-Counter
-Avalanche
-Thunderpunch / Earthquake / Explosion

Lapras - é um pokemon com um imenso movepool podendo fazer várias funções diferentes. Tem a abilidade Water Absorb e consegue usar o BoltBeam Combo ou até DD. É um excelente counter dos "Bulky Waters", já que absorve os ataques de água e destrói-os com T-Bolt.
Seus movesets mais interessantes são o Curser, o Rest Talk e o Special Attacker.

Lapras @ Leftorves
Ability : Water Absorver
EV's : 160Hp / 96Atk / 252Spd
Careful nature (+SDef, - Satk)
-Curse
-Ice Shard / Avalanche
-Waterfall
-Rest / Return

OU

Lapras @ Leftorvers
Ability : Water Absorver
EV's : 252Hp / 192def / 64Spd
Bold nature (+Def, - Atk)
-Surf
-Roar
-Rest
-Sleep Talk

Parecido com o set do suicune, mas water absorver causa mais trocas. Isso combinado com Stealth Rock e Toxic Spikes faz um estrago enorme.

OU

Lapras @ Letovers / Life Orb
Ability : Water Absorver
EV's: 92Hp / 112Def / 160Spa / 44Spd
Bold nature (+Def, - Atk) OU Modest nature (+Satk, - Atk)
-Ice Beam
-Surf
-Thunderbolt
-Toxic / Sing


Walrein - sempre foi menosprezado, mas em quanto a tempestade de neve estiver incidindo sobre o campo, ele se torna uma das melhores walls do jogo. Sendo virtualmente "inatacável" por 32 turnos (Graças a sua trait, Ice Body, todo HP perdido na hora de fazer um Substitute e recuperado no turno no qual é feito e no próximo usando Protect), ou seja, ele é capaz de levar 2 pokes sem fazer absolutamente NADA! Não é a toa que é chamado de WaLLrein. Lembre-se que ele fica ainda mais destrutivo com Toxic Spikes support.

Walrein @ Leftovers
Ability : Ice Body
EV's : 220Hp / 252Def / 36Spd
Bold nature
-Protect
-Substitute
-Surf / Blizzard / Hidden Power - Fire / Roar / Toxic / Encore
-Surf / Blizzard / Hidden Power - Fire / Roar / Toxic / Encore

Swampert - Ótimo Rock resist, counter de TTars e Hipowdons. Pode usar Stealth Rock e Roar, ajudando ainda mais o time. Os movesets mais interessantes são o MixPert e o Curse Rest Talk. O dano de hail pode parecer que vai atrapalhar, anulando o Leftovers, mas como você vai usá-lo mais pra counterar TTar e Hippos que trazem Sandstorm, você vai verá que não é tão ruim assim.

Swampert @ Leftovers
Ability : Torrent
EV's : 236Hp /136Def / 120 Sdef
Impish nature (+Def, -Satk)
-Waterfall
-Curse
-Rest
-Sleep Talk

Ótimo status absorber e late game sweeper.

Swampert @ Leftovers
Ability : Torrent
EV's : 240Hp / 216Def / 52Spd
Relaxed nature (+Def, -Spd)
-Surf / Hydro Pump
-Ice Beam / Blizzard
-Earthquake
-Stealth Rock / Roar

Bronzong - É uma ótima wall e um excelente suporte a qualquer time.E com sua ability Heatproof ele pode entrar em Fire Blasts de Scarfs Heatrans(Grande inimigo de Hail teams) e set uppar. Seus movesets são muito variados, podendo ser Doble Screener até slep inducer. No caso de Hail Stall esses são seus dois move sets mais interessantes já que SR é muito util e as Screens vão ajudar você a stallar até pokemons com alto poder destrutivo como Kakuna ou Feebas.

Bronzong @ Light Clay
Ability : Heatproof
EV's : 252 HP / 216 DEF / 40 SDEF
Sassy nature (+SDef, -SPD)
-Gyro Ball
-Stealth Rock / Hypnosis / Explosion
- Reflect
- Light Screen

OU

Bronzong @ Leftorves
Ability : Heatproof
EV's : 252 HP / 86 Atk / 80 Def / 92 SpD
Sassy nature (+SDef, -SPD)
-Gyro Ball
-Stealth Rock
-Hypnosis / Earthquake / Explosion
-Hypnosis / Earthquake / Explosion


Essas são as melhores walls em um Hail Team.

-Sweepers

Sim, um HT é sempre tende mais ao stall, mas você pode (e deve) querer sempre inovar em seus times, então aqui serão listados os melhores sweepers para ajudá-lo na hora de construir sua equipe.

Frosslass - Com sua imunidade a Fight, um SAtk razoavelmente bom e sua evasion aumentada em 20% durante Hail, ele pode ser um ótimo sweeper, e com acesso a Boltbeam, Stab Shadow Ball, Destiny Bond e Trick, ele causa um bom estrago no time oponente. Também pode ser usado um set mais bulky ou de lead com Focus Sash, já que aprende spikes.

Frosslass @ Choice Specs
Ability : Snow Cloak
EV's : 252 SAtk / 252 Spe / 6 HP
Timid nature
-Blizzard
-Thunderbolt
-Shadow Ball
-Trick

Mamoswine - É um grande sweeper, tendo um bom ataque e uma ótima combinação de Stabs. Ele também da conta de Latias, Salamence e Flygon com seu Ice Shard e aumenta sua evasão em 20% durante o Hail, então caso você tenha muita sorte e esteja numa situação difícil ele pode matar Heatrans já que Fire Blast terá uma boa chance de errar. Mais uma vez, mesmo que desaconselhável, ele tem um set lead que esconde que você usa HT e ainda serve como um bom anti lead.

Mamoswine @ Life Orb
Ability : Snow Cloak
EV's : 252 ATK / 252 Spe / 4HP
Adamant nature (+Atk, -SAtk)
-Earthquake
-Ice Fang / Superpower
-Ice Shard
-Stone Edge / Superpower

OU

Mamoswine @ Life Orb
Ability : Snow Cloak
EV's : 252 ATK / 236 Spe / 20 SatkHP
Naughty Nature
-Earthquake
-Blizzard
-Ice Shard
-Stone Edge / Superpower

OU

Mamoswine @ Focus Sash
Ability : Oblivious
EV's : 252 ATK / 252 Spe / 4 HP
Adamant nature (+ATk, -Satk)
-Endeavor
-Ice Shard
-Earthquake
-Stealth Rock

Na ordem o atacante físico standard, o mixed sweeper e o anti-lead.

Dugtrio - Bem, ele não é exatamente um sweeper, é mais um Revenge Killer, mas também é util em Ht's, por matar TTar, Infernapes, Brelloms e, caso seja louco ou neorótico com Heatrans e use Choice Scarf ao invés de Band, Heatran. Sem sets nesse, pois com seu movepool muito variado, você não terá muitas escolhas, ficando a dúvida apenas entre LO, Choice Band e Scarf, bem de item:

LO - Caso você não goste de ficar preso em um único move. Desaconselhável, já que você perderá 16% de vida no final de todo turno se você atacar, a unica coisa que Dugtrio faz. Fora isso, depois que você matou um poke oponente, o próximo que vier não terá muito problemas em se livrar do Dugtrio, ele estando travado em algum move ou não, a única vantagem de LO é aumentar o poder de Beat Up caso você esteja usando o golpe para se livrar de Blisseys.

Choice Band - O melhor item para ele, já que aumenta 50% seu atk e eleva seu potencial de Revenge Killer ao máximo.

Choice Scarf – Só use-o se seu time tiver MUITOS problemas com ScarfTran, é um set gimmick e desenvolvido especificamente para dar cabo de um único poke, muitas vezes é melhor trocar o Dugtrio por um Swampert Restalk ou algo do gênero mas dependendo do seu time um Choice Scarf Dugtrio pode ser a resposta.

Metagross – Agility Gross é revivido em HTs porque com +2 Spe ele fica mais rápido do que Heatrans e pode sweepar quase o time inteiro do inimigo, além de que é um counter ok de TTar e adicionar variais resistências legais, principalmente Rock.

Metagross @ Leftorves
Ability : Clear Body
EV's : 220 Spe / 252 ATk / 36 HP
Adamant nature
-Meteor Mash
-Earthquake
-Thunderpunch / Zen Headbutt
-Agility

Glaceon - Bem, sua speed baixa somado com suas inúmeras fraquezas comuns no Metagame fazem dele uma péssima escolha de sweeper, mas ele possui o Blizzard mais forte DO JOGO, então, caso você tenha predict e use bem ele com Choice Scarf (assim a falta de speed é contornada) ele pode ser um revenge killer legalzinho e quem sabe até sweepar no late game? Ele também aprende Fake Tears, que força a troca da Blissey / Snorlax inimigos causando dano residual e fazendo com que ele ataque outro poke que não a wall especial do adversário

Glaceon @ Leftorves
Ability : Snow Cloak
EVs: 228 HP / 252 SAtk / 28 Spd
Modest Nature; +SAtk –Atk
-Blizzard
-Hidden Power Fight
-Fake Tears
-Wish

OU

Glaceon @ Choice Scarf
Ability : Snow Cloak
EV's : 252 SAtk / 252 Spe / 6 HP
Timid nature (+Spe, -Atk) ou Modest nature (+Satk, -Atk)
-Blizzard
-Hidden Power - Fight
-Shadow Ball
-Baton Pass

Bem, como pode ver tem poucos sweepers que podem ser usados com excelência num Hail Team, mas nada te impede de usar outros pokemons como Salamence, Heatran, Zapdos, Lucario etc. Geralmente são escolhas inferiores, já que não se encaixam perfeitamente num hail team, com Exceção dos sets Sub Toxic de Heatran e Zapdos, por não terem Sinergia com o resto do time, já que eles não gostam muito de Hail e ainda aumentam algunas fraquezas bastante comuns a times baseados em Hail como à Rock e Fight.

-Spiners

Com pokes chaves sendo fracos a SR, e as principais estrelas do show (Abomasnow e Walrein) sendo muito suscetíveis e prejudicadas por Toxic Spikes e Spikes, ficar sem um spiner no time muita vezes pode levar a derrota. Os pokemons que se destacam nessa função são:

Tentacruel- Elimina TS do seu campo, usa RS, pode usar Toxic Spikes e ainda é uma boa esponja special counter de Infernape e Heatran, ele é o melhor candidato a Spinner do seu time adicionando algumas resistências interessantes como à Water, Fight e Fire moves.

Tentacruel @ Black Sludge
Ability : Liquid Ooze
EV's : 252 HP / 120 Def / 136 Sdef
Calm nature (+Sdef, -Atk)
-Rapid Spin
-Toxic Spikes
-Surf
-Blizzard / HP- Electric


Starmie - Também aprende RS, mata Infernapes, tem resistência a golpes lutadores, fogo e água e dá um trabalho do cão para qualquer time que não tenha Blissey ou Snorlax. Mata Salamences, Latias, Gyarados, Swamperts, Hippowdons, mas tem menos Stay Power que o Tentacruel.

Starmie @ Leftorves / Life Orb
Ability : Natural Cure
EV's : 252 SATK / 252 SPe / 6 HP
Timid nature (+Spe, -ATK)
-Surf
-Ice Beam / Thunderbolt / Grass Knot
-Rapid Spin
-Recover

Forrestress - Caso você odeie estrelas e polvos, mas lembre-se que ter mais um Pokémon que não te ajuda muito contra usuários de Fire Blast e Flamethrower pode não ser uma opção tão inteligente quando aquele Infernape ou Heatran te sweeparem.

Forrestress @ Leftorves / Shed Shell
Ability : Sturdy
EV's : 252 HP / 252 Def / 4Sdef OU 252 HP / 192 SDef / 64 Def
Impish nature (+Def, -SAtk) OU Careful nature (+Sdef, -SAtk)
-Spikes / Toxic Spikes
-Rapid Spin
-Toxic Spikes / Spikes / Earthquake / Explosion / Rest / Gyro Ball / Payback
-Toxic Spikes / Spikes / Earthquake / Explosion / Rest / Gyro Ball / Payback


-Fantasmas

Bem, com um time baseado em muitos Entry Hazards, um pokemon para bloqeuar Rapid Spins alheios é muito bom, e platinum trouxe as novas formas de Rotoms que podem ser bem interessantes para nós:

Rotom-A - Acrescenta uma séria de resistências e imunidades muito úteis ao time, entre elas : Normal, Fight, Ground, Steel, Electric. Também pode oferecer um ótimo suporte com bad status como paralize e burn. Ótimo counter de Scizor, serve também de status absorver com ResTalk ou Revenge Killer com Trick Scarf, mas, usar um pokemon que faz um excelente papel defensivo adicionando várias resistências com um set mais frágil como o Scarfer não é muito aconselhável:

Rotom –A @ Leftorves
Ability : Levitate
EV's : 252 HP / 252 DEF / 4 SDef OU 252 HP / 200 Sdef / 56 DEF
Bold nature (+Def, -Atk)
-Blizzard / OverHeat / Hydro Pump / WoW / Toxic
-Thunderbolt / Discharge
-Rest
-Sleep Talk

Você pode usar o Rotom-F com o famoso combo boltbeam, o Wash para botar medo em Tyranitares e Heatrans que adoram entrar na frente de Rotoms e ainda dão um um bom trabalho para Hail Teams ou o Heat que é ótimo contra Scizors mas também é um imã de Heatrans (use isso a seu favor).

Spiritomb - ótimo fantasma, ajuda contra Lucario, dá uma forcinha contra TTar, por não ser fraco a crunch e é um ótimo status absorver. Sua ability também ajuda em PP Wars.

Spiritomb @ Leftorves
Ability : Presseure
EV's : 252 HP / 136 Sdef / 120 Def
Careful nature
-Shadow Ball
-Hidden Power - Fight
-Rest
-Sleep Talk

Frosslass - sim, é um sweeper, mas por ser o único fantasma que aprende spikes, pode ser usado como spin blocker também, isso sem contar na muita bem vinda resistência à Hail, coisa que nenhum outro poke fantasma tem.

Frosslass @ Leftorves
Ability : Snow Cloak
EV's : 252 Spe / 252 Satk ou 252 HP / 252 Spe
Timid nature
-Spikes
-Substitute
-Thunder Wave
-Ice Beam / Confuse Ray


Threat List

Como qualquer time temático, os Hail Teams também têm seus predadores:

Tyranitar e Hippowdon - com suas abilidades de trazer Sandstorm, anulando assim o Hail, e o TTar com seus STAB rock, eles representam grande ameaça a times baseados em tempestade de neve.
Como parar : Ter seus devidos counters, para os matar, e depois trazer o Abomasnow de volta para repor o hail. Ter GK no Abomasnow também é uma ótima forma de pará-los caso venham de lead. Alguns chekcs incluem Flygon, Zong, Gliscor, Scizor, Dugtrio Machamp e Haryiama para TTar e Swampert, Abomasnow, Walrein e Rotoms para o Hippowdon.

Lucario - Com seu STAB Close Combat e seu poder de sweepar times inteiros, ele representa uma enorme ameaça ao nosso time.
Como parar : Rotom-H com EVs em velocidade, Zapdos, Gyarados, Spiritbomb, Gliscor Tentacruel, Moltres, algum revenge killer como Froslass

Infernape e Heatran - Com seus Fire moves e no caso do Nape o Close Combat, eles são perigosos. Mas, o uso de Tentacruel, Gyarados Starmie, Swampert (no caso do Heatran), Moltres ou Vaporeon é o bastante pará-los, apenas tome cuidado com o explosion o Heatran.

Scizor - Com seu Bullet Punch, Brick Break/Superpower e Swords Dance, ele é um grande problema. Para pará-lo usar o Rotom-h é o melhor jeito, mas Zapdos, Gyarados e Moltres são boas opções também.

Toxic Spikes - Com seus pokes chaves (Walrein e Abomasnow) sendo fracos contra esse golpe, um Spinner é obrigatório no time.

Metagross: Com Stabs Meteor Mash e Bullet Punch pode ser bastante difícil de se digerir, ainda mais se tiver Agility, tornando-se bastante difícil de ser revengeado. Counters usados em Hail Teams incluem Zapdos, Moltres, Rotoms, Bronzong, Gyarados e Swamperts.


Helpful Pokemon

São pokemons para ajudar contra as Theats citadas:

Vaporeon - Excelente Wish Passer, ajuda bastante contra Heatran e Gyarados. Também pode usar Toxic e traz imunidades contra Fogo e Steel ajudando na defensiva do time.

Vaporeon @ Leftorves
Ability : Water Absorve
EV's : 188 / 252 Def / 68 Spe
Bold nature
-Surf
-Hiden Power – Electric / Toxic
-Wish
-Protect

Zapdos e Moltres - Ótimas walls, sendo checks para Sizor e Lucario, ajudam com seu toxic e sua ability é ótima para stall. Moltres sofre bastante com o SR mas o fato de ser do tipo fogo pode ser uma grande mais-valia para o time na hora de parar Infernape Heatran..

Zapdos @ Leftorves
Ability : Presusre
EV's : 252 HP / 220 Def / 36 Spe OU 252 HP / 176 Spe / 80 Def
Bold nature OU Timid nature (para o segundo spread)
-Thunderbolt
-Toxic ou Heat Wave
-Substitute ou Roar / HP Grass
-Roost

Aqui são dois sets diferentes: o Toxic Staller e o Heat Wave + Roar/HP Grass

Moltres @ Leftorves
Ability : Presusre
EV's : 248 HP / 148 Def / 112 Spe
Bold nature
-Flamethrower
-Toxic
-Substitute
-Roost

Machamp – Dynamic Punch somado a sua trait vai irritar de mais o adversário, também consegue derruabar os odiados Tyranitar e Heatran. Pode ser um status absorber, ou usar Bulk Up + Sub.

Machamp @ Lum Berry / Leftorves
Ability : No Guard
EV's : 80 HP / 176 ATK / 120 SDEF / 132 SPE (rippado do usuário Matheus ~Roy~)
Adamant nature
-Dynamicpunch
-Stone Edge
-Bulk Up / Rest
-Substitute / Sleep Talk

Haryama – Assim, como Machamp, um ótimo counter de TTar, pode ainda oferecer o suporte de Knock Off, para tirar os leftorves dos oponentes, para que eles sofram o dano do Hail no final do turno. Oferece resistência a rock e com sua ablity, também resiste a fire. Pode servir de PHazer com WW também. Um set Restalker para abusar de Guts não é má idéia também.

Haryama @ Leftorves
Ability :Thick Fat
EV's : 252 HP / 200 Def / 56 SDef
Impish nature
-Force Palm / Close Combat
-Knock Off
-Whirlwind
-Toxic / Ice Punch.

Flygon – Ótimas resistências para o seu time (Fire, Ground, Electric e Rock) além de servir para bater em TTars. Pode ser usado como Toxic Staller, Revenge Killer ou ainda Mixed Sweeper.

Flygon @ Leftorves
Ability: Levitate
EV's : 252 HP / 176 Def / 80 Spe
Timid nature OU Jolly nature
-Toxic
-Roost
-Fire Blast / Fire Punch / Dragon Claw / Substitute
-Earthquake

OU

Flygon @ Choice Scarf
Ability : Levitate
EV's : 252 Atk / 252 Spe / 4 Def
Adamant nature
-Earthquake
-U - Turn
-Outrage
-Dragon Claw / Fire Blast / Stone Edge

OU

Flygon @ Life Orb
Ability : Levitate
EV's : 252 Spe / 252 Atk / 6 Satk
Naive nature OU Hasty nature
-Earthquake
-Dragon Claw / Stone Edge
-Fire Blast / Stone Edge
-Roost

Gliscor – SRocker, check para lutadores e ttar, wall fisica geral, recupera com o malévolo roost, tem suas fraquezas cobertas pelo resto do time e faz grande par com Tentacruel. Ainda aprende Knot Off para tirar o item do oponente.

Gliscor @ Leftorves
Ability : Sand Veil
EV's : 252 HP / 252 Def / 4 Spe
Impish nature
-Earthquake
-Aerial Ace / Knock Off
-Stealth Rock / Knock Off
-Roost

OU

Gliscor @ Leftorves / Life Orb
Ability : Hyper Cutter
EV's : 216 Spe / 252 Atk / 40 Def
Jolly nature
-Earthquake
-Swords Dance
-Roost
-Stone Edge / Ice Fang / Aerial Ace

Gyarados – É um ótimo counter de Lucario, Scizor e ainda da uma ajuda contra Hippo, Nape e Heatran Pode funcionar como status absorber ou como um sweeper bem Bulky, apenas não use o set offensive junto, já que LO + Hail + SR = MORTE. E qualquer coisa que resiste a fogo, lutador e metal é sempre uma ótima adição a qualquer Hail Team

Gyarados @ Leftorves
Ability : Intimidate
EV's : 252 HP / 236 Def / 20 Sdef
Impish nature
-Waterfall
-Dragon Dance
-Rest
-Sleep Talk

OU

Gyarados @ Leftorves
Ability : Intimidate
EV's : 216 HP / 16 Atk / 176 Def / 100 Spe
Adamant nature
-Waterfall
-Dragon Dance
-Earthquake / Stone Edge / Ice Fang / Bounce
-Earthquake / Stone Edge / Ice Fang / Bounce

Time Exemplo

Abomasnow @ Leftorves
Ability : Snow Warning
EV's : 252 SAtk / 252 HP / 4 Atk
Quiet nature
-Blizzard
-Focus Punch
-Leech Seed
-Substitue

Excelente lead, pra começar logo invocando o Hail dando vantagem para o time desde e o primeiro turno. Leech Seed acaba com Walls e Substitue faz uma ótima combinação com FP, acabando com a graça de TTar, Heatrans, Blissey e Weaviles que trocam contra ele.

Walrein @ Leftorves
Ability : Ice Body
EV's : 220 HP / 252 Def / 40 Spd
Bold nature
-Protect
-Substitue
-Toxic
-Surf

Entra em campo depois que o Tentacruel colocou Toxic Spikes em campo e enche ao máximo o saco do adversário com Substitute + Protect enquanto seus pokémons vão morrendo com dano residual de Hail e do envenenamento, pode ser bobagem usar Toxic com Toxic Spikes mas sem isso alguns pokémons como Zapdos, Moltres, Azelf e Togekiss me causariam bastante problemas.


Tentacruel @ Leftovers
Ability : Liquid Ooze
EV's : 252 HP / 120 Def / 136 Sdef
Calm nature (+Sdef, -Atk)
-Rapid Spin
-Toxic Spikes
-Surf
-Blizzard

Counter de Infernapes e Heatrans além de Spinner e Toxic Spiker, duas funções muito importantes para o time, a primeira porque metade do time tem medo de SR ou Toxic Spikes e a segunda para ajudar o Abomasnow e o Wallrein a stallearem o adversário. Pode funcionar ainda como um counter de Gyarados ou lutadores caso o Rotom-F tenha sido tirado de combate.

Mamoswine @ Life Orb
Ability : Snow Cloak
EV's : 252 ATK / 252 Spe / 4HP
Adamant nature (+Atk, -SAtk)
-Earthquake
-Ice Fang
-Ice Shard
-Stone Edge

Check para dragões como Salamence e Latias, além de em geral ser um ótimo sweeper no final e até no meio do jogo com uma combinação ótima de Stabs (só resistida por Bronzong no metagame OU).

Rotom -f @ Leftorves
Ability : Levitate
EV's : 252 HP / 252 DEF / 4 SDef
Bold nature (+Def, -Atk)
-Blizzard
-Thunderbolt
-Rest
-Sleep Talk

Status absorber e Spin Blocker. Tem o célebre combo Boltbeam e é counter para vários pokémons que enchem bastante o saco do time como Scizor, Metagross, Gyarados, Lucario sem Crunch e outros.

Swampert @ Leftovers
Ability : Torrent
EV's : 240Hp / 216Def / 52Spd
Relaxed nature (+Def, -Spd)
-Hydro Pump
-Blizzard
-Earthquake
-Stealth Rock

SRer, além de ser uma outra excelente esponja física e check para Tyranitar, Metagross, Heatran, Hippowdon e outros pokémons.

Considerações Finais

Bem, é isso, Hail teams são divertido de usar por serem uma coisa relativamente nova no metagame. Lembre-se de que todos outros conceitos aprendidos para os outros times também funcionam aqui e que manter a tempestade de neve funcionando é o primeiro passo para a vitória, só assim seu time atinge o potencial máximo e poderá ditar o tempo do jogo, conduzindo-o para uma vitória. Outro ponto interessante é que como esse tipo de time não é muito comum alguns jogadores não estão preparados para enfrentá-los e você pode ter uma vantagem imensa antes mesmo de o jogo começar.
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Re: Guia Hail Team

Mensagempor Terry Kloak » 30 Junho, 2009 21:19

Boa guia, apesar de achar que no Wallrein Blizzard>>Toxic, porque quem é imune a Toxic Spikes morreria em 1 ou dois turnos mesmo...
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Re: Guia Hail Team

Mensagempor ArrowzOfLight » 2 Julho, 2009 07:36

Eu NUNCA USEI HAIL TEAM, logo meu comentário tem chance de ser extremamente sem-sentido, mas vou dar minha opinião nonetheless:

Elemento ''Ice'':

Bate forte em:
(4)
->Grass
->Flying
->Dragon
->Ground

Bate fraco em:
(4)
->Ice
->Water
->Steel
->Fire

Tem 4 pontos fortes, 4 pontos fracos... Até aqui tudo bem.

Mas ele é fraco contra...

Rock
Steel
Fire
Fighting

e é forte contra...

Ice(ele próprio)


Ice não é um tipo de pokemon mau... é um tipo de pokemon péssimo.
Ele deveria parar flying, ground e dragon fácil... Mas na hora que entra um Salamence, Flygon, Dragonite, Staraptor, Kingdra e você não tem o mamoswine na frente, até o Regice vai chorar.


O elemento Gelo já por si é fraco contra Metal, que é possivelmente o Type mais comum do metagame.
Penso que um time de Hail se basear em colocar uma pressão leve nos póce oponentes com o Hail, enquanto coloca status que além de dificultar a recuperação do oponente, ajudariam você a defender. (Burn ou Paralyze).
Penso que esses status seriam melhores que Poison para o time hail.

Além disso concordo com o fato de um time de hail não dever abusar do uso de póce de gelo. Afinal, o elemento é HORRIVEL.
Abomasnow + 1, no máximo +2.


PS: Não sei se será bom ou não, e ainda não testei nada, mas no momento que eu penso Hail Team, meu sexto sentido me grita ''BOTA HEATRAN, FDP, BOTA HEATRAN!''
You'll all stare, but you'll never see.

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Re: Guia Hail Team

Mensagempor Wilken » 22 Julho, 2009 15:24

Visto que sua base speed é maior do que a de Hippowdons, diminuir a speed ao máximo é uma boa opção pra ser o seu Hail que fique em campo, e não o sandstorm do Hippo oponente.


Não recomendo, bater com a accuracy da blizzard miada e se livrar logo do Hippo é mais eficiente, porque vendo a Hail, seu adversário vai decidir pegar um counter e acabar com o Abbo logo, recuar o Hippo pra frustrar sua Hail no futuro, e coisas do tipo. Ver a sandstorm sendo ativada sobre o Hail geralmente dá uma falsa sensação de segurança pro Hippo, que vai tentar setupar Stealth Rock e morrer com uma blizzard antes disso, devido à velocidade superior do Abomasnow.

Além disso, sacrificar speed pra vencer um único pokémon deixa o Abomasnow muito inútil, IMHO.

-=-

Ice não é um tipo de pokemon mau... é um tipo de pokemon péssimo.
Ele deveria parar flying, ground e dragon fácil... Mas na hora que entra um Salamence, Flygon, Dragonite, Staraptor, Kingdra e você não tem o mamoswine na frente, até o Regice vai chorar.


Ice Shard, oi?
Derruba todos e com prioridade, menos Kingdra, que não é um problema muito grande para Hail teams.

E depois de levantar o primeiro substitute, Walrein segura qualquer um deles por 32 turnos sem problema, Abomasnow faz o mesmo se pegar uma Leech Seed na troca.


Penso que um time de Hail se basear em colocar uma pressão leve nos póce oponentes com o Hail, enquanto coloca status que além de dificultar a recuperação do oponente, ajudariam você a defender. (Burn ou Paralyze).
Penso que esses status seriam melhores que Poison para o time hail.


Paralyze teria a vantagem de deixar o Abomasnow e o Walrein agirem antes de atacantes mais fortes, mas como ambos geralmente são counterados por golpes de prioridade, não faz uma diferença tão grande. Pra ajudar num sweep do Mamoswine, talvez.

Burn é bom, bem bom, mas difícil de aplicar, uma vez que o Walrein e o Abomasnow precisam ter segurança pra entrar e levantar o primeiro substitute (e no caso do Abomasnow, o segundo depois da Leech Seed), ficar trocando pra dar burn geralmente entrega a estratégia. Toxic Spikes, Stealth Rock, Leech Seed e Toxic são mais eficientes, já que os dois primeiros ficam no campo e afetam qualquer um que entrar e os dois ultimos são acessíveis para o Walrein e o Abomasnow.

-=-

No mais, Lorrimer Santel, o Weavile também pode causar um estrago bonito em Hail Teams.
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Re: Guia Hail Team

Mensagempor Ruru » 22 Julho, 2009 17:52

Wilken escreveu:Ice Shard, oi?
Derruba todos e com prioridade, menos Kingdra, que não é um problema muito grande para Hail teams.

E depois de levantar o primeiro substitute, Walrein segura qualquer um deles por 32 turnos sem problema, Abomasnow faz o mesmo se pegar uma Leech Seed na troca.

Isso foi exatamente o que ele disse .____. Ele quis dizer que se o iceshardmon não estiver em campo, o time não segura decentemente esses pokes ai. E claro, Walrein segura com um subs levantado, mas você não pode contar com isso como maneira de segurar eles.



No mais, Lorrimer Santel, o Weavile também pode causar um estrago bonito em Hail Teams.


Não exatamente. Ele só adiciona ainda mais fraquezas, coisa que o time não precisa, além de não fazer nada no hail que ele já não faça normalmente.
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Re: Guia Hail Team

Mensagempor Wilken » 22 Julho, 2009 18:57

Matheus ~Roy~ escreveu:
Wilken escreveu:Ice Shard, oi?
Derruba todos e com prioridade, menos Kingdra, que não é um problema muito grande para Hail teams.

E depois de levantar o primeiro substitute, Walrein segura qualquer um deles por 32 turnos sem problema, Abomasnow faz o mesmo se pegar uma Leech Seed na troca.

Isso foi exatamente o que ele disse .____. Ele quis dizer que se o iceshardmon não estiver em campo, o time não segura decentemente esses pokes ai. E claro, Walrein segura com um subs levantado, mas você não pode contar com isso como maneira de segurar eles.

No mais, Lorrimer Santel, o Weavile também pode causar um estrago bonito em Hail Teams.


Não exatamente. Ele só adiciona ainda mais fraquezas, coisa que o time não precisa, além de não fazer nada no hail que ele já não faça normalmente.


Wops, eu achava que o Regice tinha IS também.

Mas enfim, se eles usarem Choice Band/Scarf/Specs, a Hail leva sozinha enquanto o Walrein tanka, assumindo a visão super-otimista de que eles vão ficar lá tomando os hits e não vão matar o Walrein antes dele levantar o Sub.

Com Roost, se a Hail bater e o Walrein tiver Blizzard (otimismo também, acho), acho que dá pra levar eles também, perdendo o subs, é arriscado, mas se não tiver outra arma...

Aliás, isso me deu uma dúvida, usar Roost leva um voador pro alcance dos Toxic Spikes?

Sobre o Weavile, acho que a velocidade e a movepool dele dão um end game cleaner ou um revenge kill razoável, apesar de que, abrindo os olhos, com hail ou sem hail não muda muito pra ele, ainda acho que ele pode fazer bem a parte dele, testei ele e o Mamoswine separadamente e ele se deu melhor (talvez seja um forte indício de que me time tem uma fraqueza ridicula que eu não percebi ainda ou que eu estou jogando-o incorretamente...Ou talvez que dois anos sem Pokémon tenham ferrado meu raciocínio >.<).
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Re: Guia Hail Team

Mensagempor PG » 22 Julho, 2009 20:27

Wilken escreveu:Aliás, isso me deu uma dúvida, usar Roost leva um voador pro alcance dos Toxic Spikes?

Não porque o efeito é só na troca.


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