Guia de Baton Pass Chain

Nesta seção você aprende e melhora seus conhecimentos e habilidades em jogo competitivo com artigos escritos por alguns dos melhores jogadores de Pokémon do forum. Venha adquirir a tecnica dos campeões!

Guia de Baton Pass Chain

Mensagempor Samuka » 2 Junho, 2009 02:19

INTRODUÇÃO

A estratégia baton pass chain não é muito usada no metagame atual, simplesmente por não ter muita chance pra set up em um ambiente tão agressivo e rápido que é DPP, devido à ploriferação de phazers, trickers, choicers, a fortificação de taunters e priority move users (Ex: Scizor), o uso de times mais ofensivos, etc BP chain tem algumas desvantagens em relação aos outros estilos de jogo.

Mas não se deve subestimar a beleza e o poder de destruição que BP tem, sendo que se você manusear o time corretamente e com cuidado simplesmente ownará o time adversário (6x0). Um pocetrainer que tenha um bom conhecimento do metagame pra saber “driblar” Taunters, Scarfers, Trickers e Phazers, possua um bom predict, e principalmente amor pocemon consegue fazer do BP chain uma estratégia destruidora e temível.

O MOVE BATON PASS

Baton pass é um move com 40 PP (68 com PP ao Maximo), que permite ao pokemon usuário deixar a batalha com ‘normal priority’, passando todos os status boosts ou status downs e/ou condições especiais para o próximo poke que entrar na arena. BP anula os efeitos das Traits Arena Trap, Magnet Pull e Shadow Tag e dribla o efeito secundário do move Pursuit (que atinge com Base Power dobrado pokémons que trocam no turno no qual o ataque noturno foi usado).

As condições a seguir são aquelas passadas por Baton Pass:

• Aqua Ring
• Block (tanto no usuário como no alvo)
• Confusão
• Curse (quando usado por um Ghost no Baton Passer)
• Embargo
• Focus Energy
• Gastro Acid
• Lansat Berry
• Ingrain
• Leech Seed
• Lock-On
• Magnet Rise
• Mean Look (tanto para você e para seu oponente)
• Mind Reader
• Perish Count
• Power Trick
• Spider Web (tanto para você e para seu oponente)
• Substitute (mantêm o HP)
• Stat boosts / drops

OS PASSERS NO METAGAME OU

Segue uma lista dos baton passers mais interessantes, ressaltando a condição e o boost convenientes que podem passar:

ABSOL: Mean look, Sword Dance, Taunt.
É um dos poucos que possuem o combo Baton pass + Mean look, pode tauntear o adversário, passar Swords Dance ou fazer bom proveito dele com 130 de ATK base. Deve ser usado com cuidado porque suas defesas não são exatamente as melhores do mundo. Uma boa opção para ser Mid Receiver (vide seção “mid receiver”) pelo seu alto ATK já citado.

AMBIPOM: Agility, Nasty Plot, Taunt.
Pode ser usado como lead para tauntear e passar Agility ou Nasty plot logo de cara, ótimo com sua grande velocidade sendo uma boa ferramenta para parar Phazers com Taunt. Mas necessita de um predict na hora de decidir em usar Taunt ou algum tipo de Set Up Move, se o predict for errado você pode perdê-lo por causa das suas defesas que não ajudam muito.

ARIADOS: Spider Web, Agility, Insomnia.
É comum alguém tentar usar um move Sleep Inducer no seu time BP chain, então Insomnia é uma trait que pode ajudar muito esse tipo de time, a aranha também pode tirar Toxic Spikes do campo se eles estiverem te irritando. Mas é outro que deve ser manuseado com cuidado por ter defesas dignas do pokémon NU que é.

BLAZIKEN: Bulk up, Sword Dance, Agility.
Como é normalmente usado como Reversaler ou Sweeper físico pode surpreender o oponente (acredite, ele vai surpreender e assustar o adversário caso o mesmo não tenha visto sua tática). Seus status ofensivos são consideravelmente altos podendo servir como um Mid Receiver causando um bom dano no time adversário.

CELEBI: 101 substitutes, Calm mind, Sword Dance, Stealth Rock.
Não é a toa que esse bichinho verde é OU, com 100 de base em todos os status, diversidades de sets e um movepool grande, Celebi ainda pode usar Baton Pass (OMG). Usado para “tankar” ataques diversos devido a sua boa defensiva e ainda soltar SR no campo para quebrar alguns sashers que poderm destruir sua estratégia. Só tome cuidado com sua fraqueza 4x bug com o alto índice de U-turners no metagame.

DRIFBLIM: 101+ substitutes, Calm mind, Unburden + Pinch Berry
Único fantasma usuário de Baton Pass. Pode fornecer gigantes substitutes para o time, e se você quiser o balão mágico ainda pode passar o boost de uma Pinch Berry fazendo proveito da sua trait Unburden

ESPEON: Calm mind, Wish.
Pode servir de Wish Support para o time, alem de possuir boa speed e bom poder ofensivo podendo agir como Mid Receiver se necesário

FLOATZEL: Agility, Bulk up, Taunt.
Não é muito popular por ser frágil, mas, assim como Ambipom, pode tauntear e passar Agility; já em um set mais defensivo Bulk Up pode dar alguma resistência além de aumentar o ATK.

GLACEON: Barrier, Wish,
Devido a suas ótimas defesas pode ser usada como Wish Supporter alem de poder passar boosts de DEF com Barrier. Não é muito usada por não poder oferecer uma boa coverage para o time, entretanto, seus 130 SPCATK base podem fazer dela um destrutivo mid receiver.

GLISCOR: Rock Polish, Sword Dance, Taunt, Stealth Rock
Um dos mais famosos baton passer desse metagame, tem uma incrível utilidade, pode passar SPE, ATK, Tauntear Phazers e Sleep Inducers, jogar pedrinhas no campo, chamar a mãe... e com 125 DEF base pode fornecer resistência física e boa coverage para o time (só tenha muito cuidado com sua fraqueza 4x ice, quem sabe um Yache Berry não seja a solução). Por causa dele a estratégia de usar Screens + Pass foi banida nos torneios da Pokeland.

GOREBYSS: Aqua Ring, Amnesia, Iron Defense
Citado por causa da sua habilidade de passar defensivas para o time, fora isso não tem tanta notabilidade assim.

HYPNO: Nasty Plot, Calm Mind, Taunt, Barrier, Insomnia
É notável devido a sua capacidade defensiva, podendo servir de Special Wall para o seu time. Se preferir aumente sua DEF (uma vez que ele segura Specials Attacks sem muitas preocupações na maioria das vezes). Pode Tauntear Phazers e outros, alem de possuir uma trait que, como já foi citado acima, é muito conveniente para BP chains.

LEAFEON: Sword Dance, Roar.
Mais uma eevolution na lista, Leafeon pode trazer boa ofensiva para o time, possuindo 130 de DEF base pode dançar sem muito problemas na frente de ataques físicos, seus 95 SPE base a fazem passar de phazers comuns e usar Roar antes deles, seus 110 base ATK com Leaf Blade STABeado fazem dela um ótimo Mid Receiver.

LOPUNNY: Magic Coat, Agility, Encore, Substitute:
É divertido usar esse poce fofo como lead, simplesmente por que Magic Coat reflete Taunts de Taunters e pode refletir outros tipos de condições, se você conseguir refletir Taunt, esta livre para passar agility e/ou subs, e ser feliz. Deve receber destaque por poder ser utilizado como um bom fast sub passer.

MAWILE: Sword Dance, Stockpile, Iron Defense, Intimidate
Usado contra Sweepers Físicos para intimidá-los e pela sua base DEF média (seus 55 base HP estragam sua capacidade defensiva), se você conseguir uma “brecha” pode fazer uso de Stockpile ou Iron Defense, Sword Dance pode ser uma realidade, mas provavelmente só será usado uma vez e como único boost devido a fragilidade dele. Sing é uma opção interessante para set uppar com Mawile ou outros membros, mas muito pouco viável devido ao baixo accuraccy.

MEDICHAM: Bulk up, Calm Mind
Pode passar status, mas num é isso que o faz interessante, mas sim poder usá-lo como Mid Receiver devido à sua ability Pure Power que o deixa com um ATK incrivelmente alto continuando o Chain se precisar ou se achar um problema na frente...

MR. MIME: Calm Mind, Barrier, Encore, Soundproof
Realmente útil por sua trait que ajuda contra duas das maiores dores de cabeças em BP Chain (Roar e Perish Song), fora isso tem boa SPCDEF para set uppar Calm Minds sem medo (cuidado com ataques físicos, pois sua DEF é horrível), ou se preferir aumente sua DEF tornando-o ainda mais durável ( você num vai ter muito espaço pra isso, mas achando uma brecha é um bom negócio). Encore é realmente incrível em um com essa estratégia dando vários turnos de graça para conseguir o set up.

NINJASK: Sword Dance, Speed boost, Substitute, Pinch Berry
Não é necessária nenhuma grande explicação sobre o mais famoso Baton Passer do jogo. Ele pode fornecer SPE para o seu time sem muitos problemas por causa de sua trait Speed Boost. Só cuidado ao querer passar uma pinch berry com os Prioritys moves users. Problemas a parte, é um ótimo lead.

SCIZOR: Sword Dance, Agility, Iron Defense:
Quem pode imaginar o Sweeper atual do Metagame servindo de Baton Passer? Por isso, Scizor BP pode surpreender. Possui capacidades defensivas o bastante para fazer uso de SD e Iron Defense. Passar Agility não é muito viável, porque que tem quem o faça melhor, entretanto pode causar grande surpresa no adversário.

SOLROCK: Levitate, Rock Polish, Calm Mind, Swagger+Psychic Up, Cosmic Power, Iron Defense
Não se engane pela horrível combinação de tipos de Solrock, mesmo tendo muitas fraquezas 2x, o Solzinho tem boa DEF base, podendo set uppar Calm minds ou Cosmic Power para aumentar sua SPCDEF, Iron Defense não é muito relevante por já possuir uma DEF consideravelmente boa, e um combo interessante é usar Swagger, deixando o oponente confuso (podendo te oferecer alguns turnos livres), e logo após Psychic Up para copiar os +2 de ATK que o seu oponente recebeu e passá-los adiante. Oferece também imunidade contra Ground moves.

LUNATONE: Calm mind, Levitate, Rock Polish, Hypnosis, Cosmic Power, Harden (lol)
Um Solrock puxado para SPCDEF e com alguns moves diferentes, no mais é usado basicamente igual seu “irmão”.

SMEARGLE: Spore, Ingrain, Belly drum, Spider Web
Compete pelo posto de mais famoso Baton Passer contra Ninjask, por poder passar TODO o tipo de status boosts e condição que você desejar, apesar de sua fragilidade o impedir de fazê-lo com maestria. Uma estratégia melhor é deixar o oponente dormindo com Spore, passar a condição do move Spider Web ou Ingrain (exclusividade dele entre os passers). Não nos esqueçamos que é o único pokémon que pode usar Belly Drum + Baton Pass (deve ser usado com extrema cautela e precaução).

TOGEKISS: Wish, Nasty Plot, Safeguard,Encore
Tem ótima SPCDEF base e uma DEF considerável, podendo ser usado como Wish Supporter para o time. Possui um Instant Recovery move para ser usado com Nasty Plot aumentando ainda mais sua durabilidade. Pode oferecer guarda por 5 turnos contra Condições especiais(Toxic, por exemplo), e ainda ser usado como Mid Receiver pelo seu já conhecido combo Serene Grace+Air Slash.

UMBREON: Mean Look, Wish, Taunt, Charm.
Possui o combo Mean look+ Baton Pass, pode servir de Wish Supporter por causa de suas defesas notáveis, taunteia e usa seu charm parar abaixar ATK de um possível Sweeper que ameace seu time.

VAPOREON: 101+ substitutes, Aqua Ring, Acid Armor, Wish
A última das eevoluções citada. Pode passar todos os status supracitados, ou servir de Wish Supporter, vale a lembrança que só ele, Huntai e Gorebyss aprendem Baton Pass e Aqua Ring.

ZAPDOS: Agilty, Roar
Tem capacidades defensivas notáveis, pode oferecer ótima coverage para o time, acaba com a intenção de outros phazers em usar Roar por ser normalmente mais rápido, sem contar que seus status ofensivos são bons também, servindo como bom Mid Receiver. É um bom lead porque surpreende os adversários que esperam um Choice Scarfer.

Existem outros usuários de Baton Pass alem dos supracitados, entretanto se tornam um pouco menos úteis no metagame OU porque são piores que os acima descritos na sua função, podendo ser substituído por qualquer Baton passer já citado. Você pode tentar usar estes outros no metagame UU ou NU. (Mew pode ser usado em Uber).

CONSTRUINDO O TIME

Em DPP existem algumas considerações que devem ser feitas ao construir um BP chain team se baseando em coisas mais comuns de serem vistas no metagame OU, isto é, um bom BP chain deve estar preparado para confrontar os mais comuns Phazers, Trickers, Taunters, Hazers, Encores, Sleep Inducers e até estratégias como Trick Room e times extremamente ofensivos. O Time normalmente é baseado em um lead SPE Sasser, mais 4 Baton Passers de boosts diversos e um Finisher que recebe todos os boosts da forma mais conveniente, é necessário que o time tenha uma ótima coverage para não ficar em xeque contra grandes ofensivas e se defender melhor de uma maneira geral.

O Design normal de um time BP chain é o citado acima, mas você pode usar um time sem Finisher, se baseando só em dano de Mid Receivers, podendo continuar o chain quando precisar, sendo necessário o uso de pelo menos 2 fortes Mids.

Ou, uma outra opção é fazer um tempo rápido de set up, com apenas 3 Baton Passers por exemplo, tentando matar/tauntear Phazers ou Taunters que aparecerem na frente, usando um Sweeper bem forte mas que não cause tanta dependência no time como o Finisher causa em um BP chain, esse Design fica meio em desvantagem em relação aos outros por não poder confrontar muito bem Phazers e por conseguir um Finisher de menor potencia, entretanto, tem a vantagem de não ser preciso dedicar todo o time ao chain principal, podendo usar os outros pokemons que não fazem parte do chain como suporte ou até mesmo plano B.

O LEAD

O lead deve ser muito rápido para confrontar Taunters e tauntear Phazers ou bem resistente(apesar de ficar sucessível a Taunts) para passar qualquer tipo de status (preferencialmente SPE), ter velocidade passada desde o início da Chain é ótimo para levantar subs rápidos contra Status Inducers ou até mesmo para usar Baton Pass numa situação de perigo antes que seu poke tenha sido atingido:

Ambipom (M) @ Leftovers ou Focus Sash
Ability: Technician
EVs: 252 HP/112 Def/16 Spd/128 SDef
Jolly nature (+Spd, -SAtk)
- Fake Out/ Substitute
- Agility
- Baton Pass
- Taunt

Geralmente se usa Ambipoms full Evs em SPE, entretanto, a speed dele sem nenhum boost já chega a 292, deixando você rápido o suficiente para ultrapassar e tauntear Swampert, Hippowdon, Heatran leads, e alguns outros que entram na frente do Fake Out pensando que podem set uppar Stealth Rock ou derivados (Ex: Skarmory e Forretress). Mas o que fazer com leads rápidos como Azelf, Aerodactyl e outros? Esses provavelmente não ficaram na sua frente com medo de tomar Fake Out com LO (o que é um set comum para Ambipom), e trocarão para um Skarmory ou coisa do tipo, e se ficarem, os Evs em defesas são o bastante para não tomar OHKO de muita coisa que num se um super-effective move, Choice item ou moves com base power muito alta como Draco Meteor ou Explosion isso é o bastante para ele fazer uso de Agility, ficando mais rápido do que qualquer coisa no metagame OU que não se chame Ninjask e Yanmegas speed boosters (que normalmente terão medo de ficar na frente do Ambipom), e completar muito bem pelo menos o maior objetivo desse lead que é passar +2 de SPE. Substitute pode ser interessante contra status inducers, Explosions e Switchs de Scizors (que são comuns quando o oponente percebe sua intenção), entretanto não é tão conveniente por ser necessário tirar o Fake Out do set. Focus sash garante que você passe a SPE de qualquer jeito (isto é se o oponente não tiver um priority move, ou te dar OHKO em sandstorm ou hail), enquanto que Leftovers é bom pra anular danos de Sandstorms e Hail. Pode falhar se você predictar errado a intenção do oponente ou contra Machamp lead(que é meio raros), mas na maioria das vezes cumpre o seu papel.

A única coisa que um Baton Pass chain lead deve passar é SPE, isso é extremamente necessário. Podem ser bem usados Ninjasks, Ambipom já citado, Zapdos e até Loppuny. É bom ressaltar que Ninjask pode conseguir passar mais de simples +2 SPE boost, sendo que os outros leads raramente poderão fazer isso. Outro fator importante é que o lead vai ser responsável por orientar todos os Evs do seu time, onde já é considerado normalmente +2 SPE boosts para os membros da equipe, economizando Evs em SPE que podem ser utilizados em outros stats.

A CHAIN

Dois pokemons são quase que obrigatórios em BPs chains :Smeargle por poder usar Ingrain e impedir o oponente destruir sua estratégia com Roar e Whirwind e Mr. Mime que por sua vez bloqueia Roar e Perish Song. É necessário ter um bom predict ao usá-los já que eles per se não garantem que você baterá todos os Phazers e Perish Songers.

Usuários de Mean Look/Spider Web também são importantes no time, mas não necessariamente obrigatórios, se usados corretamente você pode conseguir com eles grandes vantagens para set uppar à vontade quando você trappa um pokémon que não represente perigo a Chain, uma Blissey, por exemplo. Caso consiga fazê-lo a batalha estará praticamente terminada.

O resto do time você constrói primeiramente considerando os boosts que você quer que chegue até o seu Finisher, e em segundo lugar considerando coverage e resistências do time, podendo fazer assim, os combos de chain. Lembrando que boosts de defesas são importantes para conseguir melhor resistência no time dando-lhe mais tempo para bombar seus stats.

Construa os Evs do time conforme o lead como já foi citado, utilizando de Evs em SPE, quando necessário, considerando +2 em Speed, e avaliando se o pokemon ficara com speed suficiente para passar de counters comuns para o set dele (uma lida nesse artigo é recomendada).

O FINISHER (RECEIVER)

Esse será o pokemon responsável por receber os boosts necessários para poder varrer o time adversário. O Finisher é na maioria das vezes um mixed sweeper, ou então objetiva +6 ( ou no min. +4) de boost no stat que usa para causar dano.

Deve ser considerada todas as formas de causar maior dano possível (sem choice itens, é claro), itens como Life Orb (ainda mais se você tiver Aqua ring e Ingrain pra recoverar o dano) ou Expert Belt são bem convenientes, lembre-se de pensar em cobrir a maioria dos pokémons comumente usados tentando derrubá-los com um hit apenas.

Um set com uma coverage imensa que consegue bater em tudo pelo menos neutro é exigido no Finisher.Exemplo:

Metagross @ Life Orb
Ability: Clear Body
EVs: 4 HP/252 Atk/252 Spd
Adamant nature (+Atk, -SAtk)
- Zen Headbutt
- Thunderpunch
- Ice Punch
- Earthquake

Todos podem pensar e rir: "Metagross sem Meteor mash? lol"; entretanto, esse set tem coverage o suficiente para bater na maioria do metagame OU super-effectivamente, sendo muito útil para um finisher. Adicione somente +2 ATK e +2 SPE nos stats e ele já se torna um monstro :twisted: ; sendo afrontado apenas por Swampert e Bronzong levitate na terra dos OUs (onde o primeiro pode representar problemas por poder usar Roar alem de um Earthquake STABeado, e o segundo por Hypnosis), e se não quiser ter problemas com esses poces é fácil: utilize de +4 ou +6 ATK para conseguir dar OHKO nesses que podem acabar com sua festa (e tbm para falar gg ao adversário).
É um ótimo exemplo de finisher para baton pass chain com tempo de set upp rapido, sendo que com poucos status boosts ele já causa um grande dano no time adversário.( Thanks DK :) )

Outros Exemplos: Lucario, Heatran, Metagross, Gyarados.

OS MID RECEIVERS

Esses são os pokemons que mesmo não sendo Finishers podem causar um grande dano no time adversário. Devem possuir stats ofensivos altos, e podem usar até mesmo itens ofensivos como Life Orb, Lum Berry ou Expert Belt.
Não há muito que falar sobre eles, se trata de um Finisher menos ofensivo (devido ao fato de você já gastar um moveslot com o move Baton Pass), mas com a vantagem de continuar a chain e poder passar outros stats também quando necessário.

Exemplos: Togekiss, Blaziken, Zapdos.

SAMPLE TEAM

Imagem
Black Kame Rider (Ninjask) (M) @ Leftovers
Ability: Speed Boost
EVs: 248 HP/52 Atk/184 Def/26 Spd
Impish nature (+Def, -SAtk)
- Baton Pass
- Protect
- Substitute
- X-Scissor


Set Dedicated Baton Passer, Ninjask talvez seja o melhor passador de SPE que possa existir no mundo pokémon. Por causa da sua trait Speed Boost pode passar muitas vezes até +3 de SPE e um sub ajudando muito o time contra revenge killers inesperados (Scarf Gengar, por exemplo), entretanto passar +2 de SPE já é na maioria das vezes o bastante para o time. O interessante na distribuição de Evs é a capacidade de poder resistir a priority move users, evitando levar um OHKO até de Bullet Punch de um Adamant Choice Band Scizor (o que também significa que metagross lead não o impede de usar BP); SPE necessária para depois de um speed boost passar de Scarfers sem problemas( no caso de Trickers leads use Protect e depois Substitute). Só não funciona muito na presença de anti-leads (em que só será possível passar +1 de SPE na maioria das vezes), fora isso sempre consegue passar pelo menos +2 SPE. Só é necessário ressaltar que o time se baseia em boost de +3 de SPE, sendo que quando não for possível obter tal boost, tenta da melhor forma se virar, ou passar o Baton Pass de volta para o Ninjask para que ele termine seu serviço.

Imagem
Master of puppets (Mr. Mime) (M) @ Leftovers
Ability: Soundproof
EVs: 252 HP/58 Def/200 SDef
Calm nature (+SDef, -Atk)
- Baton Pass
- Calm Mind
- Thunderbolt
- Encore


O Baton passer responsável por boostar o SpcAtk e SpcDef do time, é responsável por bloquear Roar antes que Smeargle consiga usar ingrain (já que muitos quando vêem Ninjask colocam seu phazer na frente e usam Roar, ou usam Hipoppotamo lead), consegue barrar pokemons que bombam status com o move encore, ex.: Gyarados que pensam que podem dançar e sair sweepando o time; e se o noob... quer dizer o oponente insistir no set upp, ele só me da free turns para usar Calm Minds, e antes que o Encore acabe, mato o Gyarados ou qualquer outro poce que esteja set uppando na frente com Thunderbolt (ou com outro membro do time).

Imagem
Power Ranger (Scizor) (F) @ Leftovers
Ability: Technician
EVs: 252 HP/162 Def/96 Spd
Jolly nature (+Spd, -SAtk)
- Iron Defense
- Baton Pass
- Swords Dance
- Bullet Punch


Muitos o confundem pensando ser o Sweeper do time, mas não, Scizor com sua capacidade defensiva também é um ótimo Passer. Não necessita de muitos comentários, boosta a Def e Atk discretamente entre switchs. Uso de Bullet Punch porque ele pode ficar paralisado no processo ou quando não conseguir SPE necessária para passar alguns poces. Um pouco de Evs em SPE por que ele tem uma base muito baixa, evitando assim uma surpresa desagradável. Pode ser usado como Mid Receiver num aperto.

Imagem
Da Vinci (Smeargle) (M) @ Lum Berry
Ability: Own Tempo
EVs: 252 HP/126 Def/4 Spd/126 SDef
Bold nature (+Def, -Atk)
- Ingrain
- Baton Pass
- Spore
- Substitute


Membro essencial do time por poder passar Ingrain, que imuniza o time à phazers e ainda recovera HP dos pokémons. Substitute para evitar ser pego de surpresa por um Scizor ou qualquer coisa do tipo depois de deixar o poce alheio dormindo com Spore, Evs focados na defensiva para não levar OHKO de muitas coisa que não são ofensivas (a maioria de leads, por exemplo)e conseqüentemente fazer uso de Spore e Ingrain sem muitos problemas.

Imagem
Aqua man (Vaporeon) (M) @ Leftovers
Ability: Water Absorb
EVs: 188 HP/252 Def/68 SDef
Timid nature (+Spd, -Atk)
- Wish
- Aqua Ring
- Surf
- Baton Pass


Wish Support para a chain, Aqua ring combinado com Ingrain (contando ainda com Leftovers em alguns membros do time) me deixa recuperar muito mais o HP aumentando a durabilidade dos pokémons.

Imagem
Chuck Norris (Lucario) (M) @ Life Orb
Ability: Inner Focus
EVs: 96 HP/252 Atk/162 SAtk
Adamant nature (+Atk, -SAtk)
- Dark Pulse
- Brick Break
- Hidden Power [Ice]
- ExtremeSpeed


O Finisher, responsável por varrer o time adversário todo (ou o que sobrar dele). Lucario pela sua imunidade a Toxic Spikes, Sandstorm, resistência a Stealth Rock e à maioria de Priority Moves se torna um ótimo receiver dos boosts dado pelo time. 3 Calm minds já são o bastante para dar OHKO em Hippowdon e Gliscor com HP Ice. Dark Pulse para fazer proveito de boosts de SPATK (o que é normalmente mais fácil de set uppar), Brick Break por ser mais seguro e com somente +2 ATK causa estrago em muita coisa que não o resiste. Extremespeed para bater antes de alguns usuários de moves com prioridade que possam causar problemas como Mach Punch Nape. No mais o set possui coverage suficiente para lidar com a maioria do metagame com +2 ATK e +3 SPATK (sem contar com os boosts de defesas).

VENCENDO A ESTRATÉGIA BATON PASS

Um bom time BP se torna bem difícil de ser vencido simplesmente por essa estratégia não ser muito usada no metagame atual, ou seja, existem muitas pessoas ainda que são ‘desavisadas’ sobre os recursos de um time BP e pensam que somente com um Roar podem vencê- los, entretanto um jogador experiente e com um bom conhecimento sobre baton pass team pode facilmente usar de diversas técnicas para atrapalhar sua vida, são essas:

Roar: O jeito mais comum de parar a chain, entretanto não é o mais seguro e eficiente, Soundproof, Taunt e Ingrain deixa o time imune a esse move. O jeito é sempre ter um Mr. Mime no time, e tentar et uppar Ingrain o mais rápido possível. Taunt ou outro Phazer rápido são soluções temporárias que podem te salvar.

Usuários comuns: Hippowdon, Swampert, Suicune e Vaporeon.

Taunt: Uma das ferramentas mais eficientes para lidar com Baton Pass teams, Taunt se tornou mais forte nessa geração podendo durar de 3-5 turnos, parando a chain por tempo o bastante para o oponente trazer um sweeper para o campo e acabar com sua diversão. Pode ser parado matando o Taunter ou deixando ele em Status Sleep, antes que ele use o move. Repare que existem diversos Taunters leads, então prepare o seu para poder lidar com tais, eles serão a maioria dos Taunters que encontrarão já que fora eles só algumas versões mais raras de Gyarados e Gliscor usam o move.

Usuários comuns: Crobat, Gyarados, Gliscor, Azelf, Aerodactyl

Whirwind: Também um move letal para BP chains, só pode ser parado com Ingrain, entretanto, os mais comuns usuários não são leads, isto é, chame o Smeargle o mais rápido possível, a fim de usar Ingrain e ficar imune a esse tipo de phazer.

Usuários comuns: Skarmory, Drapion, Crobat.

Haze: Elimina todas as mudanças de status, logo se torna um problema contra todo o trabalho que você teve de ficar passando boosts, não se preocupe tanto porque é extremamente raro, entretanto se suspeitar de algum poce usuário dessa técnica tente matá-lo o mais rápido. Talvez seja a melhor forma de parar BP chain teams.

Usuários comuns: Weezing, Vaporeon, Milotic, Quagsire.

Perish Song: Pouco usado, mas problemático, faz com que em três turnos o seu pokemon morra e não adianta usar Baton Pass uma vez que o Perish Count é passado par ao receiver. É parado pela trait Soundproof. Um taunter bem rápido é uma alternativa menos efetiva.

Usuários comuns: Celebi, Mismagius, Lapras.

Explosion: Um move de alto poder de destruição que pode eliminar um de seus pokes, e consequentemente seus boosts. Pode ser parado usando Drifblim ou até Scizor e Mawile com bons investimentos em DEF, usando de moves que aumentem a mesma como Iron Defense e Acid armor, ou simplesmente com um Substitute.

Usuários mais comuns: Bronzong, Azelf, Metagross, Lickillicky, Heatran, Magnezone.

Toxic Spikes: Até uma layer desse move pode ser um incomodo para alguns BPs Chains, limitando o número de vezes que você pode set uppar os boosts para o seu time. A solução é ter um taunter para bloquear o uso da técnica, usar um time com poucos poces vulneráveis a entry hazards ou poison moves, passar um Substitute para o outro membro do time afim de que esse não entre em status poisoned, ou até fazer uso de Ariados que pode absorver as estacas venenosas da arena.

Usuários comuns: Roserade, Tentacruel, Drapion, Forretress.

Priority moves: Têm maior prioridade ao atacar, desconsiderando os seus boosts em SPE, sendo usado para matar poces frágeis de um BP team como Smeargle e Ninjask. Frustrações podem ser evitadas utilizando de um bom predict contra usuários dessa técnica não deixando os poces mais frágeis do seu time muito vulneráveis ou com um Substitute levantado.

Usuários comuns de Bullet punch: Lucario, Scizor, Metagross;
De Ice Shard: Mamoswine, Donphan, Weavile;
De Vaccum Wave: Infernape, Lucario;
De Mach punch: Breloom, Infernape;
De Aqua Jet: Azulmarill, Empoleon, Floatzel;
De Extremespeed: Lucario e Arcanine;
De Sucker punch: Dugtrio, Nidoking, Honckhrow.

Trick: A chegada de Platinum trouxe algumas alterações ao metagame, dentre elas o move tutor que ensina trick para meio mundo monstrinhos, trazendo mais uma dor de cabeça para BP chains. Essa técnica pode realmente irritar por geralmente ser usada com um item choice (Choice Band, Specs ou Scarf), isto é se você não predicar direito pode perder todo o seu chain quando o oponente usar o truque o fazendo ficar, indesejavelmente, travado em um só move, ou inutilizando um de seus passers antes de você utilizar dos seus boosts.

Para confrontar a técnica é necessário um ótimo predict, fazendo com que o oponente use Trick em um poce que não é tão importante assim para a chain principal, ou do qual você já utilizou dos boosts; uma outra maneira de lidar com trick também utilizar em seu time o poke Loppunny, já que sua ability ignora os efeitos dos items carregados por ele. Ter um Substitute levantado sempre que possível também ajuda

Usuários comuns: Azelf, Latias, Rotom, Metagross, Bronzong, Jirachi, Gengar.

Entry Hazards: Spikes + Stealth Rock irritam muito um BP team por causa da necessidade que o time possui de fazer muitas trocas de pokemon, é importante não desconsiderar o dano dessas técnicas quando estiver jogando com o time. Há algumas soluções como Tauntear o poce adversário antes de ele usar os moves, ter um Instant Recovery move em alguns poces importantes para o chain ou um wish support; também é necessário observar a quantidade de HP que o seu pokemon possui antes de colocá-lo em campo em relação à quantidade de spikes e SR. Caso contrário, poderá perder a chain junto com o poke que entrou em campo enfraquecido.

Usuários comuns: Forretress, Skarmory, Bronzong, Roserade; 90% dos leads, dentre muitos outros.

É muito importante ressaltar o fator sorte, tudo bem Criticals Hits podem destruir BP chains (assim como também pode destruir outras estratégias), entretanto muitos que usam BP chains teams tem um conceito totalmente errado sobre o Set up, Baton Pass chain não serve pra você conseguir um Sweeper com +6 em todos os stats, mas serve sim pra você dar a esse Sweeper a quantidade de boosts necessária para enfrentar qualquer coisa que aparecer na frente. EX: Se você tem já tem um conhecimento da equipe adversária, sabe que com um Iron Defense (o que normalmente é o bastante pra qualquer BP chains) a DEF do seu receiver vai ser suficiente pra não levar um dano considerável de qualquer sweeper físico do adversário, não fique usando Iron até obter +6 de DEF só porque seu oponente esta usando moves físicos contra você, assim estará implorando por um Critical Hit. Uma outra técnica para lidar contra os CHs (e eles irão acontecer uma vez que qualquer time dessa natureza exige MUITOS turnos de set up) é ter sempre quando possível um Substitute levantado, sendo essa mais difícil, entretanto mais eficiente.

CONCLUSÃO

Concluindo, não subestime o poder e a beleza de um Baton pass chain team, pois assim como relatado, um jogador com ótimo conhecimento do metagame pode usar BP chains da forma mais destrutiva possível. Enfim, para aqueles que não gostam desse estilo de jogo pelo menos agora você sabe como counterar esse tipo de time... xD. Thanks for reading...hope you all liked.




Se tiverem quaisquer dúvidas ou sugestões podem postar que tentarei responder da melhor maneira possível :D.

CRÉDITOS
Ao Radio pela revisão do artigo (qualquer coisa reclamem dele, não de mim...lol).
E ao DK pelo set do Metagross na seção "finisher".
Editado pela última vez por Samuka em 2 Junho, 2009 05:05, em um total de 3 vezes.
Avatar do usuário
Samuka
Senior Member
 
Mensagens: 295
Registrado em: 30 Julho, 2008 13:14

Re: Guia de Baton Pass Chain

Mensagempor Bruno DK » 2 Junho, 2009 03:02

Bom guia (Sim, eu li tudo).

Só adicionaria ou daria uma menção honrosa ao Metagross como Receiver...passar dois Swords e um Agility com ele equipado de Life Orb (ou Lum Berry, caso você tenha medinho de bad staus) é gg na certa...
Avatar do usuário
Bruno DK
.
 
Mensagens: 5662
Registrado em: 18 Novembro, 2004 18:04
Localização: Méier, RJ, Brasil, il, il!

Re: Guia de Baton Pass Chain

Mensagempor Samuka » 2 Junho, 2009 03:12

Só me passar o set com comentz e talz depois que eu coloco como exemplo de finisher no guia DK :D .
Avatar do usuário
Samuka
Senior Member
 
Mensagens: 295
Registrado em: 30 Julho, 2008 13:14

Re: Guia de Baton Pass Chain

Mensagempor Ruru » 2 Junho, 2009 18:31

Só um detalhe: Aqua Ring só recupera o HP, não tem aquele efeito do Ingrain de impedir Phazers (por isso mesmo que smeargle é membro fundamental de BP chain).

No mais, bom guia!
Avatar do usuário
Ruru
Senior Member
 
Mensagens: 868
Registrado em: 12 Setembro, 2007 10:12

Re: Guia de Baton Pass Chain

Mensagempor Lamp » 2 Junho, 2009 19:15

matheus , acho que ele so colocou aqua ring por mais hp mesmo nao por impedir roar/whirlwind que somente que impederia isso seria ingrain =P

e sim ta bem legal o guia
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Lamp
Senior Member
 
Mensagens: 426
Registrado em: 19 Fevereiro, 2009 19:37

Re: Guia de Baton Pass Chain

Mensagempor Ruru » 2 Junho, 2009 19:23

Ah, ele tinha colocado que impede phazers, mas eu acho que o Radio já editou (falei com ele @ msn)
Avatar do usuário
Ruru
Senior Member
 
Mensagens: 868
Registrado em: 12 Setembro, 2007 10:12

Re: Guia de Baton Pass Chain

Mensagempor Samuka » 2 Junho, 2009 21:26

Matheus ~Roy~ escreveu:Só um detalhe: Aqua Ring só recupera o HP, não tem aquele efeito do Ingrain de impedir Phazers (por isso mesmo que smeargle é membro fundamental de BP chain).


Foi o viadinho do Radio o culpado por isso (falei para vocês culparem ele qualquer coisa)

Brinks...
Avatar do usuário
Samuka
Senior Member
 
Mensagens: 295
Registrado em: 30 Julho, 2008 13:14

Re: Guia de Baton Pass Chain

Mensagempor Rodrigo_poke » 2 Junho, 2009 21:28

Bom guia, sempre tive vontade de fazer um Baton Chain bonito, riparei algumas coisas ai e farei um.
Rodrigo_poke
Senior Member
 
Mensagens: 605
Registrado em: 27 Novembro, 2008 21:55

Re: Guia de Baton Pass Chain

Mensagempor radiolove » 3 Junho, 2009 11:56

Fui eu mesmo o culpado dessa vez, o arquivo original nao citava isso e eu fui la e coloquei pq eu sou noob do in game e nunca usei Aqua Ring em batalhas competitivas xD

No mais, Baton Chains tao bem menos sexys que em adv mesmo... o ideal hj acho que eh usar um time com um ou dois passers (entre Gliscor, Togekiss e Celebi, eles sao mara pq nimguem espera o set passer neles) e nao dedicar a estrategia inteira para isso IMO
http://www.dailymotion.com/video/x7cc8_ ... ensur_news

a pedidos do haunter voltemos com as musicas :)
radiolove
Pocemon mon mon
 
Mensagens: 2515
Registrado em: 6 Março, 2005 23:57

Re: Guia de Baton Pass Chain

Mensagempor Lamp » 3 Junho, 2009 15:44

sim , ja vi mutas pessoas usando passer como gliscor , togekiss , e principalmente celebi pois pode usar tanto sword dance ou calm mind e etc .
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Lamp
Senior Member
 
Mensagens: 426
Registrado em: 19 Fevereiro, 2009 19:37

Re: Guia de Baton Pass Chain

Mensagempor Bruno DK » 3 Junho, 2009 16:04

O Celebi é o passer mais filho da puta que existe ao lado do Gliscor, pq enquanto o Gliscor não deixa o adversário phazear o Celebi é extremamente WTF de Baton Pass...o próprio Samukage usou um contra mim e eu só vi estrelas do Heatran...
Avatar do usuário
Bruno DK
.
 
Mensagens: 5662
Registrado em: 18 Novembro, 2004 18:04
Localização: Méier, RJ, Brasil, il, il!

Re: Guia de Baton Pass Chain

Mensagempor Samuka » 3 Junho, 2009 18:01

É que eu esqueci de tratar de alguns combos de chain que funcionam muito bem como Gliscor+Metagross, Celebi+Heatran, Leafeon+Gyarados, etc.

Minha intenção com o guia foi realmente mostrar todos os macetes que eu usava em BP chain, sendo que abandonei esse estilo de jogo à algum tempo, só o usando mesmo em raras vezes; o sample team que postei foi um time que usei por grande tempo e funcionava de uma forma estupenda (lol), inclusive usei ele contra o Gladiador na Heatran Cup.
Avatar do usuário
Samuka
Senior Member
 
Mensagens: 295
Registrado em: 30 Julho, 2008 13:14

Re: Guia de Baton Pass Chain

Mensagempor xScizorx » 23 Abril, 2010 19:56

time bem legal mas acho meio ke facil d "desmembrar" pq no caso d eu conseguir detonar o smeargloe ou o scizor ja era e a estrategia vai pro saco,ja ke vaporeon serve so d wish passer exemplo disso é se ele vier com o smeargle emcima do meu kingdra na rain dance com a speed dobrada beirando aos 400e caralhada fika meio dificil ele ser mais rapido e com os atakes aquaticos com poder aumentado em 50% mais o stab do kingdra adamant252atak@LO um waterfall(ou melhor 1/4 do poder do waterfall ja mata ele)acaba com a chain mas é u time manerinho ke vo dexa guardado pra brincar com meus primo (sao tao burro ke nem sabem o ke é effort e eu ja explikei 3 vezes :mrgreen: )
Um elefante encomoda muita gente,meu Kingdra na rain dance incomoda,incomoda,incomoda,incomoda,incomoda...
Avatar do usuário
xScizorx
Junior Member
 
Mensagens: 11
Registrado em: 18 Abril, 2010 19:17


Voltar para Universidade Pokeland

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante